Wallpeople: levar a arte de cada um à rua

O Wallpeople nasceu em Barcelona e no dia 9 de Junho chega ao Porto e a Lisboa. Receita: uma parede + o artista que há dentro de cada um

Foto
Wallpeople

É já no dia 9 de Junho que poderás colar numa parede da Rua de Miguel Bombarda, no Porto, e no Largo de S. Carlos, em Lisboa, o que bem te apetecer.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

É já no dia 9 de Junho que poderás colar numa parede da Rua de Miguel Bombarda, no Porto, e no Largo de S. Carlos, em Lisboa, o que bem te apetecer.

É o projecto internacional Wallpeople (pela segunda vez no Porto), que pretende criar um "mural participativo, onde cada pessoa possa mostrar as suas peças", diz Ana Sena, da organização.

O conceito é simples: qualquer pessoa que esteja interessada em participar deve desenvolver algo passível de ser colocado numa parede exterior, seja qual for o formato ou a mensagem.

No dia, é só aparecer à hora marcada (entre as 17h e as 19h) no sítio certo e escolher o local do muro onde quer deixar o seu trabalho. O objectivo é "devolver a arte às ruas e reivindicar o espaço público como meio de expressão e interacção".

Foto
Wallpeople

No Wallpeople 2012, o tema baseia-se na premissa "Express Yourself" e "as pessoas terão a oportunidade de puxar pela imaginação e trazer qualquer objecto que caracterize aquilo que essa pessoa é e aquilo que ela quer mostrar ao mundo", diz Vitor Miller, da organização do Porto.

Foto
Wallpeople

Ao contrário dos anos anteriores, em que eram afixadas somente fotografias, este ano as criações são livres: sejam "post-its", poemas, pinturas ou desenhos. Fica ao critério de cada um.

Um projecto inédito e irrepetível

A partir das 19h todos poderão recolher os seus trabalhos (ou o de outras pessoas) de forma a criar ainda mais interacção entre os participantes. Ana aconselha a que seja colocado o e-mail no respectivo objecto, caso queira que a pessoa que eventualmente o recolher partilhe o seu parecer.

O projecto nasceu em Barcelona há três anos e, na primeira edição, alastrou-se a 10 cidades. Este ano, o Wallpeople regressa a 32 cidades, como Santiago do Chile, São Paulo, Madrid, Bratislava ou Rio de Janeiro.

"Vamos fazer de tudo para que consigamos ter mais participantes e dar continuidade a um evento que ainda é muito jovem", afirma Vítor. “No Porto ainda tivemos a sorte de ser também o dia das últimas inaugurações das galerias de Miguel Bombarda antes do Verão, por isso será com certeza uma grande festa", conta.