Universidade Nova lança marca de roupa para financiar serviços de Acção Social

A Universidade Nova de Lisboa, numa associação com RUIVA, criou a sua própria marca, a Nova Universiy. Parte dos seus lucros reverterão para o financiamento dos serviços de Acção Social

Foto
DR

Para já, três lojas colocam ao dispor do público a nova linha universitária, a Nova University, de chancela portuguesa, nos "campus" de Campolide, Avenida de Berna e da Caparica. Para os que estão mais distantes, sejam actuais ou antigos alunos, professores ou funcionários, há também uma loja online onde podem ser adquiridas as t-shirts, os "hoodies", os "zip hoodies", os uniformes desportivos, os artigos de papelaria e outros produtos Nova University.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Para já, três lojas colocam ao dispor do público a nova linha universitária, a Nova University, de chancela portuguesa, nos "campus" de Campolide, Avenida de Berna e da Caparica. Para os que estão mais distantes, sejam actuais ou antigos alunos, professores ou funcionários, há também uma loja online onde podem ser adquiridas as t-shirts, os "hoodies", os "zip hoodies", os uniformes desportivos, os artigos de papelaria e outros produtos Nova University.

Com a loja da Universidade, pretende-se “criar nos alunos e restante comunidade da instituição um sentimento de pertença relativamente à Instituição onde estudam”.

As lojas são móveis, lembram uma banca de venda ambulante em madeira, e “nascem de um conceito 'eco-friendly-cool', sendo 100% recicláveis e totalmente 'made in Portugal'”, como refere a universidade num comunicado sobre o projecto.

O conceito é pioneiro, uma vez que abre precedentes no licenciamento universitário em Portugal: “Será a primeira universidade a lançar a sua própria marca de artigos têxteis e de papelaria e será também a primeira Universidade a abrir nos seus três 'campus' uma Loja da Universidade”.

Foto
DR

O investimento total é da RUIVA, a única empresa de licenciamento universitário em Portugal, que protagoniza o "branding, design", produção, "marketing" e distribuição da marca. Por cada artigo vendido, a RUIVA paga “royalties” – a importância paga ao detentor ou proprietário – à universidade, gerando “uma forma criativa de angariar financiamento para a Acção Social da Universidade Nova de Lisboa, num projecto com investimento zero por parte da Universidade”.

Foto
DR

A RUIVA é uma incubadora de negócios criada por capitais próprios portugueses que conta já com 10 anos de existência a financiar “boas e novas “ ideias, sendo a marca Nova University uma delas. A aposta nos designers portugueses e na criação 100% lusa é um dos valores defendidos pela empresa que conta ainda com os pequenos produtores e na produção nacional, desde a vertente criativa à de produção e distribuição, para a realização dos projectos que assina.

Foto
DR
Foto
DR