"Epic Meal Time": pesadelo dos nutricionistas no top do Youtube

Dois amigos canadianos decidiram colocar uma câmara na cozinha e filmar a confecção das suas receitas hipercalóricas. É a série "Epic Meal Time"

Fotogaleria

“We make your dreams come true, and then we eat them” é a sinopse da série de culinária que está a fazer sucesso no YouTube (algo como: “Tornamos os teus sonhos realidade e depois comemo-los”). Os populares programas de culinária que enchem a grelha dos canais por cabo são pouco arrojados, se comparados com a versão da dupla canadiana, dona de um peculiar sentido de humor.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

“We make your dreams come true, and then we eat them” é a sinopse da série de culinária que está a fazer sucesso no YouTube (algo como: “Tornamos os teus sonhos realidade e depois comemo-los”). Os populares programas de culinária que enchem a grelha dos canais por cabo são pouco arrojados, se comparados com a versão da dupla canadiana, dona de um peculiar sentido de humor.

O mais recente episódio da série "Epic Meal Time" começa com uma passagem pelo "drive-in" de uma cadeia de "fast food". Nem a funcionária quer acreditar nos pedidos – e nas doses. Quantidades absurdas de comida rápida, a que se somam várias pizas, são, mais à frente, adicionadas a pratos típicos da cozinha chinesa, num resultado final que, para os mais sensíveis, pode ser difícil de acreditar.

Estes cozinheiros que gostam de bizarrias misturam os ingredientes mais improváveis e calóricos e confeccionam refeições capazes de fazer qualquer nutricionista arrancar os cabelos. Mas a verdade é que a receita dos dois jovens de Montreal é um sucesso absoluto: os episódios que, semanalmente, são publicados no site de partilha de vídeos foram vistos por mais de 260 milhões de pessoas. Este número coloca-os no primeiro lugar da tabela dos canais mais subscritos de sempre no Canadá e em 14.º lugar a nível mundial.

Foto
Harley Morenstein é o cozinheiro de serviço DR

A liderança de todo o processo culinário está a cargo do metro e noventa e dois de Harley Morenstein. É o cozinheiro de serviço em todos os episódios e, de acordo com o jornal “The Gazette”, de Montreal, aos 25 anos abandonou o liceu onde dava aulas para se dedicar em exclusivo ao projecto. Hoje admite que o "Epic Meal Time" é uma versão culinária de “Jackass”, série norte-americana que mostra um masoquista grupo de amigos com predilecção por aventuras perigosas que fazem lembrar os tempos do secundário.

A rebentar com as calorias desde 2010

Estas refeições épicas são preparadas com a ajuda de outros cozinheiros radicais, dos quais Sterling Toth é o mais habitual, que desossam frangos, usam fatias de piza para rechear crepes salgados ou perus. No final de cada episódio, os espectadores são presenteados com o total de calorias da refeição: a última, que mistura comida rápida com comida chinesa, ascende às 80.996.

O bacon é, provavelmente, o ingrediente favorito de Harley Morenstein e companhia, de preferência às tiras, carregadas de gordura e cozinhadas em molhos duvidosos, juntamente com outras bombas calóricas. Tanto é que, na página do projecto, se vendem camisolas para os fãs com a repetida inscrição “Bacon Strips & Bacon Strips”.

O "Epic Meal Time" existe desde Julho de 2010, quando Morenstein e Toth prepararam uma piza desastrosa e concluíram que gravar a confecção de pratos inusitados e colocar o resultado na internet, com uma música a fazer lembrar aventuras épicas, era um sucesso em termos de visualizações. “Para a próxima vez comam saudável”, como diz Morenstein no final de cada episódio.

Notícia actualizada às 19h01 de 14 de Novembro