Metallica desvendam segredo chamado Lou Reed

Foto
Lou Reed§ que nos últimos anos se tem dedicado também à fotografia§ esteve em Portugal no ano passado a inaugurar uma exposição Nuno Ferreira Santos

A banda confirmou que o segredo sobre o projecto que estavam a desenvolver não existe mais e que o novo álbum é o resultado dos últimos meses de gravações com Lou Reed.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A banda confirmou que o segredo sobre o projecto que estavam a desenvolver não existe mais e que o novo álbum é o resultado dos últimos meses de gravações com Lou Reed.

Os Metallica já tinham anunciado que estavam a trabalhar num novo álbum mas poucos pormenores eram conhecidos. Esta semana, a banda desvendou o mistério e num comunicado anunciou que o novo trabalho é uma colaboração com o músico Lou Reed.

Kirk Hammett, guitarrista da banda, afirmou há uns meses que o novo trabalho não seria "um disco 100 por cento Metallica". As declarações deixaram os fãs e a imprensa especializada em polvorosa que só agora compreenderam o que o músico quis dizer. Afinal uma colaboração com o norte-americano Lou Reed, ex membro dos Velvet Underground, não era uma situação esperada.

O disco foi gravado no estúdio da banda e é composto por 10 músicas, ainda sem nome. Embora não divulguem a data em que vai ser possível ouvir o resultado da união dos músicos, os Metallica revelaram que estão "entusiasmados" por poderem partilhar o produto final com os seus fãs.

A banda escolheu o "lendário Reed"  por este ser um "dos mais influentes songwriters, músicos e performers da história da música rock".

Em, Outubro de 2009, Lou Reed e Metallica estiveram juntos na comemoração do 25º aniversário do Rock and Roll Hall of Fame, em Nova Iorque, tendo aí surgido a vontade de, em conjunto, seguirem para a gravação de um álbum.

Em entrevista à "Rolling Stone", Lou Reed explicou que nunca teve dúvidas no projecto, apelidando a colaboração como "um casamento feito no céu". "Oh man, isto é a perfeição, mesmo à minha frente."