Expedição à floresta Laurissilva da Ilha da Madeira

A iniciativa dá a oportunidade "para conhecer, pela mão de especialistas, um ecossistema classificado como Património Mundial da Humanidade", explicam os organizadores.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A iniciativa dá a oportunidade "para conhecer, pela mão de especialistas, um ecossistema classificado como Património Mundial da Humanidade", explicam os organizadores.

"A floresta Laurissilva é a maior e mais bem conservada área deste tipo de floresta que se encontra na Macaronésia. Remonta ao Terciário, abrigando seres vivos que existem desde esse período. Contém espécies únicas no mundo e ecossistemas importantes para a manutenção da biodiversidade".

"No dia 10, observe em S. Vicente as quedas de água e a levada que atravessa seis tunéis esculpidos na rocha vulcânica. Percorra o Folhadal e conheça espécies endémicas da Madeira. No dia 11, desça pelo Paúl até ao Fanal, uma caldeira vulcânica que no Inverno forma uma lagoa de água pluvial. Já no Chão da Ribeira, observe a avifauna onde se destaca a ave mais pequena da floresta: o Bis Bis. E não se esqueça de levar o fato-de-banho na bagagem pois vai precisar dele para tomar banho nas piscinas naturais de Porto Moniz. No dia 12, visite os viveiros de trutas arco-íris no Parque Florestal do Ribeiro Frio e faça o percurso ao longo das levadas até ao mradouro dos Balcões".

Contactos:

Telef: 21.898.50.20 ou 21.891.71.00

Fax: 21.898.50.55 ou 21.891.71.71