Encontrada na Ria Formosa alga que não era vista há mais de 50 anos

Foto
A equipa espera vir a apurar o comportamento desta espécie de alga na Ria Formosa Foto: Pedro Cunha/arquivo

A descoberta de uma mancha daquelas algas verdes com a dimensão de quatro metros quadrados ocorreu no âmbito de trabalhos promovidos pela Sociedade Polis Litoral Ria Formosa no canal da Fuzeta, refere a entidade em comunicado.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A descoberta de uma mancha daquelas algas verdes com a dimensão de quatro metros quadrados ocorreu no âmbito de trabalhos promovidos pela Sociedade Polis Litoral Ria Formosa no canal da Fuzeta, refere a entidade em comunicado.

O reaparecimento da alga Caluerpa prolifera, espécie com afinidade subtropical e cujo desenvolvimento depende muito da temperatura da água, pode estar relacionado com o aquecimento global, suspeitam os investigadores.

Contudo, a alga pode também ter estado sempre presente naquele ecossistema sem que alguém tenha reparado nela, acrescenta a mesma fonte do Polis, adiantando que a mancha descoberta vai agora ser monitorizada e protegida.

De acordo com a coordenadora dos trabalhos, Alexandra Cunha, a equipa foi surpreendida pela descoberta quando estava a monitorizar, em mergulho, as pradarias de Zostera marina na ria e um colega estranhou o tamanho de algumas folhas.

De regresso ao laboratório, a equipa constatou que a alga já tinha sido identificada na Ria Formosa em 1845 pelo austríaco Frederico Welwitsch, que emprestou o seu nome à planta “welwitschia”, apenas existente em África.

A Caulerpa prolifera é uma alga verde de origem mediterrânica que surge normalmente associada a uma erva marinha existente na Ria Formosa também chamada de ceba, lê-se no comunicado. A alga tem a particularidade de ser formada por células gigantes com vários núcleos a circular no seu citoplasma, ao contrário da maioria das algas, que têm células microscópicas e de apenas um núcleo.

Com a continuação dos trabalhos a equipa espera vir a apurar a actual distribuição desta espécie e o seu comportamento na Ria Formosa, conclui o comunicado.