A Rainha Mãe gostava de ska e de ritmos das Caraíbas

Foto
Rainha viveu até aos 101 anos Reuters

Uma colecção de cerca de 100 álbuns, guardados na casa de férias na Escócia, foi tornada pública pela primeira vez, revelando a música que a rainha mais gostava de ouvir.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Uma colecção de cerca de 100 álbuns, guardados na casa de férias na Escócia, foi tornada pública pela primeira vez, revelando a música que a rainha mais gostava de ouvir.

Ao contrário do que se poderia imaginar, a Rainha Mãe não ouvia tanto música clássica. Ritmos das Caraíbas, cantos tiroleses nas vozes de um grupo canadiano, Edith Piaf, os discursos de guerra de Winston Churchill e gravações de comediantes britânicos são alguns dos sons mais apreciados pela rainha.

Durante a sua vida, a rainha ficou conhecida por não gostar de música pop e por isso os muitos álbuns de ska e folk que estão na colecção são uma surpresa. E aparentemente, o preferido da rainha era o aclamado “Graceland”, de 1986, de Paul Simon.

William Shawcross, biógrafo oficial da rainha Elizabeth, atribui os gostos ecléticos da rainha às muitas viagens que a soberana fez durante a sua vida. “Ela ficou a adorar ska em 1960 numa viagem que fez às Caraíbas, até lá nunca tinha ouvido”, disse Shawcross ao “The Telegraph”, acrescentando que a rainha cresceu com a música. “Na casa de férias, faziam serões só para ouvir música, tocar piano e cantar”, concluiu o biógrafo.

Notícia alterada às 17h31