Oposição aprova recomendação para suspensão imediata do novo Museu dos Coches

Foto
As obras para a instalação do museu já se iniciaram Rui Gaudêncio

Os projetos de resolução tiveram votos favoráveis de toda a oposição e os votos contra do PS.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Os projetos de resolução tiveram votos favoráveis de toda a oposição e os votos contra do PS.

O diploma do BE pede ao Executivo que “suspenda todas as acções relativas à transferência de museus e à criação de novos museus no eixo Ajuda-Belém até à elaboração de um Plano Estratégico que inclua avaliação de infraestruturas, projectos museológicos, estudo de públicos e acessibilidades, previsão de custos, fontes de financiamento e calendarização”.

O projecto do PCP defende a suspensão imediata da construção do novo Museu dos Coches nas instalações das antigas Oficinas Gerais do Exército e recomenda ao Governo que inicie um processo de discussão pública sobre o projecto de construção do novo museu “e suas consequências para os museus e serviços envolvidos, divulgando todos os estudos e avaliações técnicas existentes relativamente às opções assumidas”.

A oposição juntou-se também para aprovar, também com os votos contra do PS, um projecto de resolução do PSD que solicita ao Governo a realização de concursos de colocação dos recém-especialistas em Medicina Geral e Familiar na carreira médica, “permitindo a sua integração no Serviço Nacional de Saúde de forma atempada”.