Produtor de música Shelby Singleton morre em Nashville

Singleton, cuja carreira se pautou pelo country e rhythm e blues, morreu de cancro cerebral, informou o amigo Jerry Kennedy, na quinta-feira.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Singleton, cuja carreira se pautou pelo country e rhythm e blues, morreu de cancro cerebral, informou o amigo Jerry Kennedy, na quinta-feira.

O seu sucesso chegou, em 1968, quando levou ao estúdio de gravação da sua editora discográfica independente, “Plantation Records”, a cantora Jeannie C. Riley para interpretar um tema de Tom T. Hall. “Harper Valley PTA” foi um sucesso não só na rádio country mas também entre as canções pop.

Shelby Singleton tornou-se mais conhecido por ter sido um produtor que gravou três músicas, de artistas diferentes, Ray Stevens, LeRoy Van Dyke e Joe Dowell, que foram número um num dia.

Nos finais dos anos 50, na Mercury Records, produtor desta gravadora, revelando ao mundo talentos como o de Roger Miller, Jerry Lee Lewis, Patti Page e James Brown.

Com os lucros de um milhão de vendas, o produtor de música comprou a Memphis´ Sun Records, produzindo gravações de estrelas como Elvis Presley, Carl Perkins, Johnny Cash e Roy Orbison.

Shelby Sumpter Singleton Jr. nasceu a 16 de Dezembro de 1931, em Waskom, Texas. Cresceu em Shreveport, Louisiana e juntou-se à marinha depois do secundário. Para além disso, trabalhou como engenheiro.

A família solicitou que, em vez de flores, as doações devem ser feitas à Recording Academy's MusiCares Foundation, que ajuda músicos com necessidades.