Segunda auto-estrada entre Lisboa e Porto aberta a partir de hoje

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O troço entre Estarreja e Angeja tem uma extensão de 13 quilómetros Sérgio Azenha

O novo lanço da auto-estrada A29, articulado com a A25 (Aveiro/Vilar Formoso), a A17 (Marinha Grande/Aveiro) e a A8 (Lisboa/Leiria), completa a ligação alternativa à A1 entre Porto e Lisboa.

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O novo lanço da auto-estrada A29, articulado com a A25 (Aveiro/Vilar Formoso), a A17 (Marinha Grande/Aveiro) e a A8 (Lisboa/Leiria), completa a ligação alternativa à A1 entre Porto e Lisboa.

O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, visita hoje o troço entre Estarreja e Angeja com uma extensão de 13 quilómetros, que representou um investimento de 50 milhões de euros.

Este último lanço integra "o primeiro grande projecto nacional de eficiência energética em iluminação pública", tornando esta auto-estrada "a primeira da Europa" iluminada a LED (lâmpadas de baixo consumo energético).

A concessão Costa de Prata é uma das três vias para as quais foi anunciada, em 2006, a intenção de introduzir portagens, juntamente com concessões do Grande Porto e Norte Litoral.

O grupo AENOR, do grupo Mota-Engil, é responsável pela exploração de 850 quilómetros de auto-estradas em Portugal, integrados em seis concessões rodoviárias: Concessão Norte, Concessão Costa de Prata, Concessão Beiras Litoral e Alta, Concessão Grande Porto, Concessão Grande Lisboa e Concessão Douro Interior.