Europeias: Vital Moreira espera que funcione apelo do PR contra a abstenção

"Espero e desejo que sim", confessou, ao ser questionado sobre uma eventual diminuição da abstenção na sequência do apelo do Chefe de Estado, Cavaco Silva.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

"Espero e desejo que sim", confessou, ao ser questionado sobre uma eventual diminuição da abstenção na sequência do apelo do Chefe de Estado, Cavaco Silva.

Reportando-se à grande variabilidade de afluência nas eleições europeias de país para país, considerou que isso se deve à tradição de cada um.

"Em alguns países o voto é obrigatório, e aí a participação eleitoral é necessariamente mais elevada. Nos países onde o voto não é obrigatório, que são a maior parte deles, como o nosso, depende de factores, inclusivamente do tempo", observou.

Reportando-se à ocupação do seu dia, hoje, Vital Moreira disse que como "um cidadão comum" irá almoçar com a família e amigos.

"Sou um cidadão comum. Acontece ser candidato, mas isso não altera a rotina do dia. Ao final da tarde irei acompanhar os resultados eleitorais em Lisboa", acrescentou.

A finalizar, em tom de humor, Vital Moreira fez um apelo aos jornalistas que o entrevistavam para que "não se esqueçam de votar", porque também a eles se "aplica o dever de participação eleitoral".