Brasil: Gilberto Gil deixa cargo de ministro da Cultura

Foto
Gilberto Gil estaria a ter dificuldades em conciliar o cargo com a sua carreira artística PÚBLICO (arquivo)

O cantor será substituído interinamente pelo actual secretário-executivo do Ministério da Cultura, Juca Ferreira.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O cantor será substituído interinamente pelo actual secretário-executivo do Ministério da Cultura, Juca Ferreira.

Segundo o jornal “Folha de São Paulo”, Lula da Silva já aceitou o pedido de Gilberto Gil que alegou dificuldades para conciliar as atribuições oficiais do cargo de ministro da Cultura com a sua carreira artística. O anúncio da saída decorreu, em Brasília, depois de uma audiência com o Presidente Lula da Silva no Palácio do Planalto.

Questionado sobre a saída de Gilberto Gil, Lula da Silva comentou: “ele teve uma recaída, quer voltar a ser artista”. “O Brasil não pode prescindir do Gil só na política”, considerou.

Os rumores sobre a saída de Gilberto Gil do Ministério existem desde o início do segundo mandato de Lula. Ele já tinha informado Lula da intenção de deixar o Governo no final do primeiro mandato, mas foi convencido pelo Presidente a ficar no Governo.