Veleiro não tripulado da Faculdade de Engenharia do Porto na primeira travessia do Atlântico

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O projecto foi desenvolvido pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Nelson Garrido (arquivo)

O veleiro, com 2,5 metros de comprimento, resulta de um projecto iniciado em Janeiro de 2007 e, segundo revelou hoje a FEUP, foi inspirado no desenho de veleiros actuais de competição oceânica.

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O veleiro, com 2,5 metros de comprimento, resulta de um projecto iniciado em Janeiro de 2007 e, segundo revelou hoje a FEUP, foi inspirado no desenho de veleiros actuais de competição oceânica.

A embarcação, denominada FAST (FEUP Autonomous Sailboat), foi construída em materiais compósitos, tendo os docentes e alunos do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da FEUP desenvolvido o sistema electrónico de controlo.

Com este sistema, o FAST é capaz de velejar autonomamente, sendo controlado por um pequeno computador que define as manobras do leme e a orientação das velas.

A energia eléctrica é assegurada por painéis solares e armazenada em baterias, sendo a comunicação com o veleiro em alto mar feita por satélite, o que permite conhecer a sua posição geográfica e outros elementos de navegação.

A primeira tentativa de travessia do Oceano Atlântico em veleiros não tripulados tem partida marcada para Outubro, em Viana do Castelo, mas será precedida pela realização de provas preparatórias, afinações e demonstrações das embarcações participantes.

A prova conta já com nove equipas inscritas, oriundas da Europa, dos EUA e do Canadá.

O objectivo é atravessar o oceano de forma completamente autónoma, não sendo permitida qualquer ajuda externa, terminando a prova quando os veleiros cruzarem o meridiano 60º Oeste, dentro de um intervalo de latitude que inclui as Caraíbas.

A participação da FEUP nesta competição surge depois de uma equipa desta faculdade ter estado envolvida no primeiro campeonato mundial de veleiros autónomos, que decorreu recentemente no Lago Neusiedlersee, na Áustria.