PÚBLICO aumenta número de leitores em trimestre positivo para a imprensa

Foto
O ano passado registou um aumento de 250 mil leitores de jornais Rui Gaudêncio

O segmento dos diários generalistas continua a ser liderado pelo Correio da Manhã e pelo Jornal de Notícias, que no último trimestre apresentaram a mesma audiência: 12,8 por cento. O JN, o diário da Controlinvest sedeado no Porto, recuperou o terreno que o afastava do jornal da Cofina, uma vez que na sondagem anterior estava meio ponto abaixo (11,8 contra 11,3).

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O segmento dos diários generalistas continua a ser liderado pelo Correio da Manhã e pelo Jornal de Notícias, que no último trimestre apresentaram a mesma audiência: 12,8 por cento. O JN, o diário da Controlinvest sedeado no Porto, recuperou o terreno que o afastava do jornal da Cofina, uma vez que na sondagem anterior estava meio ponto abaixo (11,8 contra 11,3).

O PÚBLICO aumentou a sua audiência de 4,4 por cento da população para 4,7 por cento, o que representa um aumento de cerca de 10 por cento de leitores, que passaram de 365 mil para 390 mil. Em evolução homóloga (os últimos trimestres de 2007 e 2006), o PÚBLICO aumentou o número de leitores em 17,5 por cento (cerca de 60 mil).

O Diário de Notícias, também da Controlinvest, teve a evolução mais modesta do trimeste, subindo uma décima, para 4,0 por cento, estando agora mais distante do PÚBLICO. Em termos homólogos, a subida foi de 0,7 pontos.

No segmento dos semanários, o Expresso aumentou a sua distância para o Sol. Enquanto o jornal do grupo Impresa disparou 0,9 pontos (para 8,1 por cento), o semanário agora participado pela Cofina passou de 2,7 por cento para 3,0 por cento.

Tendência inversa se verificou no mercado das revistas semanais de informação geral, onde o produto desafiador, a Sábado, estreitou a margem que a separa da líder, a Visão: de 5,4 pontos no segundo trimestre de 2007 para 4,8 pontos no final do ano. A Visão tinha, no entanto, registado um forte aumento de audiência há cerca de um ano, quando efectuou uma remodelação gráfica e editorial.

Nos diários de economia, o Jornal de Negócios estreitou fortemente a distância para o Diário Económico e está agora a apenas 0,2 pontos do líder (1,9 contra 2,1).