O Livro Negro

II Guerra Mundial em fundo. Paul Verhoeven regressou à Holanda natal, mas continua com o cinema americano no bolso - a sua experiência de trabalho em Hollywood, durante 20 anos, e, evidentemente, o cineasta clássico que descobriu na adolescência no pós-guerra. É dessa mistura entre a indústria e as marcas autoriais de um europeu que se faz também o "Verhoeven's touch". Com inescapável energia, com furor de tablóide. Mas não será, afinal, uma forma de pudor? Só assim o homem que um dia apontou a câmara ao que está entre as pernas de Sharon Stone ("Instinto Fatal") se atreve a filmar a Condição Humana (tudo isto sem sacralização alguma, portanto nem devia estar em maiúsculas, estamos no mundo bestial e profano de Verhoeven).

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

II Guerra Mundial em fundo. Paul Verhoeven regressou à Holanda natal, mas continua com o cinema americano no bolso - a sua experiência de trabalho em Hollywood, durante 20 anos, e, evidentemente, o cineasta clássico que descobriu na adolescência no pós-guerra. É dessa mistura entre a indústria e as marcas autoriais de um europeu que se faz também o "Verhoeven's touch". Com inescapável energia, com furor de tablóide. Mas não será, afinal, uma forma de pudor? Só assim o homem que um dia apontou a câmara ao que está entre as pernas de Sharon Stone ("Instinto Fatal") se atreve a filmar a Condição Humana (tudo isto sem sacralização alguma, portanto nem devia estar em maiúsculas, estamos no mundo bestial e profano de Verhoeven).