Governo britânico confirma caso de gripe das aves em papagaio importado do Suriname

Foto
A ave fazia parte de um lote de 148 animais do Suriname e de Taiwan Wally Santana/AP

A ave, que acabou por morrer, fazia parte de um lote misto de 148 animais do Suriname, na América do Sul, e de Taiwan, que tinham chegado a 16 de Setembro deste ano.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A ave, que acabou por morrer, fazia parte de um lote misto de 148 animais do Suriname, na América do Sul, e de Taiwan, que tinham chegado a 16 de Setembro deste ano.

Segundo uma nota do Defra, o vírus H5 foi identificado nas amostras feitas a um papagaio que morreu em quarentena.

“O caso confirmado não vem alterar o estatuto de livre de doença que vigora no país porque a doença foi detectada em aves importadas, colocadas em quarentena”, explicou Debby Reynolds, da Direcção de Veterinária.

O Defra garante que todas as aves estão a ser tratadas de forma humana.

“Já tivemos acidentes semelhantes no passado, quando foram descobertas doenças que foram contidas com sucesso, resultado dos nossos programas de quarentena”, acrescentou Reynolds.

Este é o primeiro caso de gripe das aves no Reino Unido.

Esta noite, o Ministério croata da Agricultura confirmou, em comunicado, a presença do vírus da gripe das aves naquele país, em amostras retiradas a doze cegonhas encontradas mortas num lago em Zdenci.

A Comissão Europeia anunciou já que se prepara para interditar as importações aves vivas e de carne de aves da Croácia, cujo Governo garantiu, entretanto, que nenhuma ave ou produtos de aves serão exportados pela antiga república jugoslava.