José Sócrates: "Amigos e camaradas... conseguimos!"

Foto
José Sócrates Tiago Petinga/Lusa

"A partir de hoje Portugal tem uma nova maioria e uma nova esperança no futuro", prosseguiu José Sócrates.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

"A partir de hoje Portugal tem uma nova maioria e uma nova esperança no futuro", prosseguiu José Sócrates.

"Caiu um velho mito [na política portuguesa]: que só a direita podia ter uma maioria absoluta no Parlamento", lembrou.

O secretário-geral socialista confessou que desde o primeiro momento sentiu que seria possível ganhar as eleições legislativas. "É uma maioria para os próximos quatro anos", assegurou o futuro chefe de Governo, que deverá tomar posse em meados de Março.

José Sócrates reconheceu que a vitória do PS nas legislativas significa "mais exigência e mais motivação", prometendo pôr a vitória desta noite ao "serviço dos portugueses e de Portugal".

Na projecção daquilo que será a governação socialista, José Sócrates afirmou que irá concentrar-se a "restaurar a confiança dos portugueses, de Portugal e da economia".

"Os novos tempos são de esperança para Portugal. (...) A vitória de hoje será colocada ao serviço da modernização de Portugal", disse José Sócrates, retomando as propostas da campanha eleitoral, como a inovação, o crescimento económico, a justiça social, a redução do desemprego, o combate à pobreza e a construção europeia.