Mugam Sayagi: Music of Franghiz Ali-Zadeh

Foto

Ali-Zadeh é uma pianista do Arzebeijão cujos estudos assimilaram a música do seu país, da antiga URSS e das tradições da música árabe, a par de um conhecimento profundo das técnicas e da história da música ocidental do último século.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Ali-Zadeh é uma pianista do Arzebeijão cujos estudos assimilaram a música do seu país, da antiga URSS e das tradições da música árabe, a par de um conhecimento profundo das técnicas e da história da música ocidental do último século.

Evitando o "folclorismo sinfónico" condenado por Schoenberg, Ali-Zadeh alia, contudo, pormenores de execução transpostos de instrumentos étnicos aos ensinamentos e prática que a levaram a incorporar-se na Segunda Escola de Viena, de Messiaen, Crumb e Cage.

A pianista toca em dois dos quatro temas de "Mugam Sayagi", sendo de particular interesse a interpretação a solo em "Music for piano". Uma música flutuante, misteriosa, aquática, esotérica como a de Satie. O elemento líquido está também presente em "Oasis", onde é possível escutar gotas de água e murmúrios longínquos de vozes humanas.

Os 20 minutos finais do título tema constituem a imersão absoluta do quarteto no universo da pianista, com os seus "pizzicatos" a elevarem-no da gravidade e do silêncio.