Eduardo Serra conquista “óscar” europeu para melhor fotografia
O filme vencedor, que já era um campeão de nomeações, “Gegen die Wand”, conta a história de uma casal turco na Alemanha. Além de um sucesso comercial, o filme ficou marcado por uma grande polémica à volta da actriz principal quando os jornais alemães revelaram que antes do cinema dito “sério” já tinha currículo no cinema pornográfico. Polémicas à parte, o filme já conseguira também conquistar o Urso de Ouro, no Festival de Cinema de Berlim. Fatih Akin, turco-alemão, conseguiu mais um Prémio Europeu na na secção People's Choice, votada pelo público europeu, na categoria de melhor realizador. O Prémio da Crítica preferiu distinguir o grego Theo Angelopoulos por “Trilogia – To Livadi Pou Dakrizi (Trilogy – The Weeping Meadow)”.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O filme vencedor, que já era um campeão de nomeações, “Gegen die Wand”, conta a história de uma casal turco na Alemanha. Além de um sucesso comercial, o filme ficou marcado por uma grande polémica à volta da actriz principal quando os jornais alemães revelaram que antes do cinema dito “sério” já tinha currículo no cinema pornográfico. Polémicas à parte, o filme já conseguira também conquistar o Urso de Ouro, no Festival de Cinema de Berlim. Fatih Akin, turco-alemão, conseguiu mais um Prémio Europeu na na secção People's Choice, votada pelo público europeu, na categoria de melhor realizador. O Prémio da Crítica preferiu distinguir o grego Theo Angelopoulos por “Trilogia – To Livadi Pou Dakrizi (Trilogy – The Weeping Meadow)”.
Outro grande vencedor da noite foi “Mar Adentro, que obteve não só o prémio de melhor realizador para Aménabar mas também o prémio de melhor actor para Javier Bardem. Duas distinções sem surpresas, tal como a de Imelda Staunton (“Vera Drake”) como melhor actriz. Já o público preferiu, pelo segundo ano consecutivo, o alemão Daniel Brühl “Was Nützt Die Liebe In Gedanken (Love In Thoughts)” – a estrela de “Adeus Lenine” – como melhor actor, e a espanhola Penélope Cruz, com o filme italiano “Non Ti Muovere (Don’t Move)”, como melhor actriz.
De destacar ainda a distinção atribuída à realizadora e actriz norueguesa Liv Ullmann, célebre pela participação em obras de Ingmar Bergman, premiada pela sua contribuição para o cinema mundial, e o prémio de carreira para o realizador espanhol Carlos Saura. “2046”, de Wong Kar-Wai, conquistou o prémio de melhor filme não-europeu.
Um dos grandes perdedores foi mesmo Pedro Almodóvar que com “Má Educação”, tal como “Mar Adentro, estava nomeado para cinco prémios (incluindo melhor filme e actor), não conseguindo nenhum.
Nesta 17ª cerimónia dos Prémios Europeus de Cinema concorreram 44 filmes nomeados pela Academia Europeia de Cinema, sediada em Belim e de que fazem parte 1600 profissionais da indústria cinematográfica da Europa, sendo presidida pelo realizador alemão Wim Wenders. Sem a popularidade dos galardões de Cannes, Veneza ou Berlim, os prémios são muito respeitados no meio, já que a votação é feita, à Hollywood, pelos profissionais que integram a Academia Europeia.
FILME: “Gegen die Wand (Head-On)”, de Fatih Akin, Alemanha
REALIZADOR: Alejandro Amenábar, “Mar Adentro”, Espanha/França/Itália
ACTOR: Javier Bardem, “Mar Adentro”, Espanha/França/Itália
ACTRIZ: Imelda Staunton, “Vera Drake”, Reino Unido, França
ARGUMENTO: Agnès Jaoui & Jean-Pierre Bacri, “Comme Une Image – Olhem Para Mim”, França
DIRECTOR DE FOTOGRAFIA: Eduardo Serra, “Rapariga com Brinco de Pérola”, Reino Unido
COMPOSITOR: Bruno Coulais, “Les Choristes – Os Coristas”, França
PRÉMIO EUROPEU DE CARREIRA: Carlos Saura, Espanha
PRÉMIO EUROPEU DE CARREIRA MUNDIAL: Liv Ullmann, Noruega
REVELAÇÃO, PRÉMIO FASSBINDER: “Certi Bambini”, de Andrea e Antonio Frazzi, Itália
PRÉMIO DA CRÍTICA, PRÉMIO FiPRESCI: “Trilogia – To Livadi Pou Dakrizi (Trilogy – The Weeping Meadow)”, Theo Angelopoulos, Grécia
DOCUMENTÁRIO, PRÉMIO ARTE: “Darwin’s Nightmare”, Hubert Sauper, França/Áustria/Bélgica
CURTA-METRAGEM, PRÉMIO UIP: “J’ Attendrai le Suivant”, Philippe Orreindy, França
FILME NÃO-EUROPEU, PRÉMIO SCREEN: “2046”, Wong Kar-Wai, França/China
PRÉMIOS JAMESON PEOPLE'S CHOICEREALIZADOR: Fatih Akin, “Gegen Die Wand (Head-On)”, Alemanha
ACTOR: Daniel Brühl, “Was Nützt Die Liebe In Gedanken (Love In Thoughts)”, Alemanha
ACTRIZ: Penélope Cruz, “Non Ti Muovere (Don’t Move)”, Itália