União Europeia

Todos os tópicos

É preciso demonstrar que não nos deixamos intimidar e que, na substância, tudo continua como dantes: somos sociedades abertas e não abdicamos de interagir com o resto da humanidade. Mesmo sabendo que pode acontecer o mesmo aqui ou noutro lado qualquer.

  • É preciso demonstrar que não nos deixamos intimidar e que, na substância, tudo continua como dantes: somos sociedades abertas e não abdicamos de interagir com o resto da humanidade. Mesmo sabendo que pode acontecer o mesmo aqui ou noutro lado qualquer.

  • As relações entre irlandeses e ingleses são, por sua vez, complicadíssimas. É impossível ser-se neutro pelo que acho importante confessar que, apesar de gostar muito dos ingleses e dos outros povos do Reino Unido, simpatizo mais com a Irlanda.

  • Nesta quarta-feira, entrou em vigor o tratado internacional que quer por um ponto final aos problemas de contaminação por mercúrio e Portugal é o único país, excluindo o Reino Unido, não signatário da União Europeia. O pedido de adesão será submetido a um dos próximos conselhos de ministros.

  • Primeiro de vários documentos prometidos pelo Governo britânico propõe uma união aduaneira temporária e um acordo futuro que tornaria desnecessárias as barreiras comerciais. Uma "fantasia" reagiu Verhofstadt.

  • UE promete estudar "cuidadosamente" proposta britânica, mas insiste que futuro das relações só será tratado numa segunda fase das negociações.