Esta fotografia é de quê? Site ImageIdentify tenta responder

A resposta do site é 100% infalível? Nem sempre. Empresa que desenvolveu projecto diz que erros que o site comete "parecem na sua maioria extraordinariamente humanos".

Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR

A Internet pode ser usada para obter respostas a várias dúvidas. Mas muitas vezes essa dúvida não tem a forma de uma palavra ou de uma frase mas a de uma imagem. O que é isto na fotografia, é a pergunta óbvia, mas a pesquisa sobre o conteúdo de uma fotografia não funciona assim online. A Wolfram Research, uma empresa de software que usa a matemática e a computação científica para desenvolver os seus projectos, lançou esta semana o site imageidentify.com, onde o utilizador faz o upload de uma imagem e o sistema identifica o que é, em inglês. A resposta é 100% infalível? Nem sempre.

O PÚBLICO fez um pequeno teste com seis imagens (ver fotogaleria), que, à partida, qualquer pessoa conseguiria identificar. Foi feito um upload de fotografias de uma guitarra, um helicóptero, abelhas, uma tatuagem, um pato de borracha e um cão. As respostas dadas pelo site nem sempre deram a designação correcta do que a imagem retratava, mas na maioria dos casos eram próximas da realidade. Numa das pesquisas a resposta foi literalmente ao lado.

Por exemplo, no caso da fotografia da guitarra a resposta foi guitarra acústica, nas abelhas, abelhas africanas, mas no helicóptero foi rotor de cauda, ou seja, não foi tanto o aparelho em si mas parte do que o faz voar. No pato de borracha foi devolvida a palavra dispositivo e no cão, a raça chihuahua. Neste último caso de facto o chihuahua é um cão mas está longe de ser a raça do cão na imagem. A resposta foi totalmente errada na pesquisa da imagem com uma pessoa com uma tatuagem nas costas. O imageidentify.com retribuiu saco de sarapilheira. O sistema consegue, no entanto, e essa talvez seja a parte mais interessante, identificar não só uma flor numa imagem como o seu tipo, como é dado como exemplo no próprio site.

Em alguns dos casos, além da identificação do que contém a imagem, o site avança com informação sobre o que identificou. No caso do cão, o sistema deu algumas especificações sobre a raça chihuahua, tal como na resposta guitarra acústica.

A falibilidade do site é admitida pelo próprio coordenador do projecto e CEO da Wolfram Research. “Nem sempre vai acertar, mas na maioria das vezes acho que o faz muito bem”, afirma Stephen Wolfram na apresentação de imageidentify.com que faz no blogue da Wolfram Research.

Stephen Wolfram considera particularmente fascinante que quando o sistema erra na resposta, "os erros que comete parecem na sua maioria extraordinariamente humanos". "Parece que o que o imageidentify.com faz é capturar com sucesso um pouco da essência do processo humano de identificação de imagens."

Actualmente, o imageidentify.com está preparado para reconhecer cerca de 10 mil tipos de objectos comuns, mas a Wolfram Research sublinha que não irá identificar ovnis, arte abstracta, ou outras coisas que não seja objectos reais, bem como identificar pessoas específicas. Numa imagem com vários objectos, o sistema irá identificar aquele que é o objecto que mais se destaca.

Quando a resposta dada ao utilizador é totalmente errada, a empresa explica que, “na maioria das vezes, é porque o sistema aprendeu a lição errada a partir de imagens durante a fase de treino”. “Digamos que a imagem é a de um pequeno chapéu de aniversário. Pode ter visto um chapéu do género durante o treino, mas apenas em imagens que foram identificados como sendo de chihuahuas. Por isso, vai dizer que o chapéu ‘é’ um Chihuahua”.

Para que o imageidentify.com melhore na “leitura” que faz das imagens, Stephen Wolfram afirma que é “crucial” que os utilizadores dêem feedback das suas experiências de pesquisa no site. “A distribuição estatística dos tipos de imagens que as pessoas fornecem também indica dados importantes”.

Sempre que é feito um upload de uma imagem no site e é dada uma resposta, o utilizador pode dar a sua opinião sobre o serviço através de quatro respostas possíveis.

Sugerir correcção
Comentar