Cronologias no Twitter passam a ter áudio e tweets de perfis que não seguimos

Rede de microblogging pretende melhorar as cronologias dos perfis dos utilizadores.

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Kacper Pempel/Reuters

O Twitter anunciou em menos de 24 horas duas novidades. A primeira é que vai passar a ser possível ouvir uma música a partir de um tweet e enquanto se navega na cronologia. A outra novidade é que, se até aqui os tweets que entravam no perfil eram só de amigos ou pessoas de que se gostava, o Twitter pretende publicar nas cronologias mensagens de utilizadores que não conhecemos.

Através do Twitter, sempre foi possível partilhar ficheiros de música, mas sem ouvi-los. Na noite de quinta-feira, o Twitter anunciou que isso vai mudar, através de uma parceria com o SoundCloud, e que se passa a poder ouvir podcasts, música ou outro tipo de ficheiros áudio.

Foi criado o Twitter Audio Card que permite ao utilizador encontrar e ouvir ficheiros de som directamente na sua cronologia, em aparelhos com iOS ou Android. O cartão fica alojado dentro das aplicações do Twitter para os dois sistemas operativos, o que possibilita que o utilizador continue a ouvir uma música enquanto navega na cronologia.

Apesar de, na maioria das situações, uma ida ao perfil no Twitter durar pouco mais do que segundos — muito menos que a duração de uma música —, esta nova função pode ser proveitosa para artistas do mundo da música, que assim podem passar a divulgar por si próprios os seus trabalhos.

O SoundCloud, o primeiro parceiro do Twitter neste projecto, anunciou na sua página que está a lançar a possibilidade de criar esses cartões com um “pequeno grupo de criadores de música e áudio”, incluindo This American Life, NASA, David Guetta e Steve Aoki.

Esta sexta-feira, o Twitter anunciou ainda que quer “melhorar” a cronologia dos utilizadores, alimentada por pessoas que se conhece ou que se segue. “Mas há momentos em que pode perder tweets que pensamos que iria gostar. Para ajudar a manter-se ligado ao que está a acontecer, estamos a testar formas de incluir estes tweets na sua cronologia — aqueles que consideramos que vai achar interessantes ou divertidos”, escreve a rede no seu site.

Desde 2010 que o Twitter utiliza um algoritmo que sugere perfis a seguir aos seus utilizadores, mas estas sugestões não aparecem nas suas cronologias.

Segundo o Twitter, experiências realizadas pela empresa indicaram que a “maioria das pessoas gosta de ver tweets de perfis que não segue”, uma conclusão que teve como base sinais como a actividade em perfis que o utilizador segue, a popularidade dos tweets e como as pessoas na sua rede interagem com estes.

 

 

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