Apps para instituições sociais serão distinguidas

Parceria da Vodafone Portugal com o Instituto Pedro Nunes visa melhorar a qualidade de vida dos beneficiários do terceiro sector.

Foto
As candidaturas aos prémios de até 5000 mil euros estão abertas até 27 de Fevereiro Paulo Pimenta

O Instituto Pedro Nunes (IPN), em Coimbra, e a Vodafone Portugal lançaram um concurso que visa distinguir, com prémios que totalizam 15 mil euros, aplicações e soluções tecnológicas para instituições da área social.

Em comunicado divulgado nesta terça-feira, o IPN afirma que "serão seleccionadas quatro aplicações", sendo os três vencedores na categoria Challenge contemplados com 5000, 3000 e 2000 euros, cabendo 5000 euros ao único premiado na categoria Inovation.

"Esta iniciativa vai permitir distinguir aplicações e soluções tecnológicas criadas através da plataforma eVida que respondam a necessidades reais previamente identificadas por instituições de economia social", como a gestão da toma de medicação, entre outras, adianta.

A plataforma eVida faz parte do projeto TICE.Healthy, sediado no IPN, em Coimbra, "que desenvolve, integra e testa abordagens tecnológicas inovadoras que sirvam de base a novos produtos e serviços" na área da saúde e qualidade de vida.

"Numa altura em que o envelhecimento da população portuguesa tem vindo a acentuar-se, quer pela base da pirâmide etária, com a diminuição da população jovem, quer pelo topo, com o incremento da população idosa decorrente da maior longevidade, a Vodafone Portugal e o IPN lançam um concurso para o desenvolvimento de aplicações para o terceiro sector", segundo a nota.

Podem concorrer aos prémios "pessoas singulares que tenham o objectivo de desenvolver aplicações que possam ser integradas na plataforma eVida e, com base nesta, explorar uma ideia ou plano de negócio".

As candidaturas, que podem ser individuais ou apresentadas por equipas com um máximo de cinco elementos, deverão ser formalizadas até 27 de Fevereiro, sendo as quatro aplicações vencedoras conhecidas em Março.

Uma das aplicações a concurso terá ainda direito a participar no programa de incubação de um ano no Vodafone Labs Lisboa.

Com esta iniciativa, o Instituto Pedro Nunes e a Vodafone Portugal pretendem "fomentar e promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas que possam contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços prestados pelas instituições do terceiro sector, assim como melhorar a qualidade de vida dos seus beneficiários".

Sugerir correcção
Comentar