Universidade de Salamanca abre escola de espanhol em Lisboa

No próximo ano, deverá também instalar-se no Porto.

Foto
O espanhol é a segunda língua nativa mais falada do mundo, com mais de 500 milhões de utilizadores Susana Vera/Reuters

A mais antiga universidade de Espanha estreia-se, nesta segunda-feira, em Portugal, com a abertura da sua primeira escola de espanhol em Lisboa. A Universidade de Salamanca vai passar a oferecer cursos de língua para estudantes que se inscrevam individualmente, bem como para turmas criadas dentro de empresas. A área dos negócios é um dos principais motivos que justificam a expansão daquela instituição de ensino superior para mercados internacionais.

Lisboa é a segunda cidade europeia fora de Espanha a receber uma escola de língua espanhola da Universidade de Salamanca, depois de Estrasburgo. A instituição de ensino superior abriu também filiais em Barcelona e Palma de Maiorca, bem como em Cuiabá, no Brasil. “Faz parte da estratégia da universidade esta expansão nacional e internacional”, explica o director da escola de língua espanhola da Universidade de Salamanca em Lisboa, José Pessoa.

A Universidade de Salamanca foi fundada em 1218, sendo a mais antiga universidade latina. É também conhecida como o “berço da língua espanhola”, por ter sido ali que nasceu a primeira gramática do espanhol, de Antonio Nebrija, em 1492. A intenção dos seus responsáveis é explorar o filão linguístico, apostando sobretudo no mundo empresarial e dos negócios. O espanhol é a segunda língua nativa mais falada do mundo, com mais de 500 milhões de utilizadores. Este é também o idioma oficial de 22 países, que representam cerca de 9% do PIB mundial. “É a língua dos negócios no presente e no futuro mais próximo”, defende Pessoa.

A escola da Universidade de Salamanca em Lisboa quer chegar a dois tipos de público: alunos individuais e empresas. O programa empresarial permite a criação de formações especificamente desenhadas para as diferentes firmas e pode ser complementado com uma oferta “imersiva”, em que os alunos terão aulas nas instalações da universidade em Espanha. A escola abre esta segunda-feira com 70 alunos já matriculados, boa parte dos quais fruto de acordos com empresas nacionais das áreas da banca, seguros e telecomunicações.

Os responsáveis da Universidade de Salamanca reconhecem um grande “potencial” no mercado português e esperam poder crescer, a médio prazo, até aos 250 estudantes inscritos em cada ano. No horizonte da escola de língua espanhola está também o alargamento das operações em Portugal a outras cidades além de Lisboa. O projecto mais imediato é abrir uma nova filial da escola no Porto, durante o próximo ano.

Já a oferta para o público individual vai dos cursos de língua e cultura espanhola para os diferentes níveis do quadro europeu de referência para as línguas a cursos de língua e cultura espanhola para negócios, cursos intensivos de espanhol e preparação para os testes internacionais BULATS (Busineess Language Testing Servie) e DELE (Diploma de Espanhol para a Língua Estrangeira).

A escola de língua espanhola da Universidade de Salamanca em Lisboa vai funcionar em instalações do ISCTE, na cidade universitária. Os cursos que aqui serão ministrados – por um corpo docente composto neste momento por sete professores – não são licenciaturas, mas cursos de formação em espanhol, que dão direito a um diploma daquela universidade, validado pelo QECR - Quadro Europeu Comum de Referência. A formação baseia-se nos Cursos Internacionais, criados pela Universidade de Salamanca em 1929, e que foram o modelo pioneiro de ensino do espanhol como língua estrangeira adoptado posteriormente pelas restantes instituições de ensino daquele país.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários