Período epidémico da gripe em Portugal terá chegado ao fim

Foto

O período epidémico de gripe em Portugal terá chegado ao fim, segundo o boletim semanal sobre a doença, elaborado pelo Instituto Nacional de Saúde, divulgado nesta quinta-feira.

Na semana de 18 a 24 de Março, “estimou-se uma taxa de incidência da síndrome gripal de 29,6 casos por cada 100.000 habitantes. Este valor encontra-se abaixo da zona de actividade basal, o que indica o fim provável do período epidémico”, refere o Boletim de Vigilância Epidemiológica emitido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

Também os internamentos em unidades de cuidados intensivos dos hospitais baixaram nas últimas três semanas e, na última, foram cinco os casos de internamento reportados por 13 hospitais.

O Boletim classifica a actividade gripal como baixa e adianta que a mortalidade “por todas as causas”, que é medida diariamente, está “de acordo com o esperado”.

No âmbito do Programa Nacional de Vigilância da Gripe, foram notificados laboratorialmente, até à 11ª semana deste ano, 1.032 casos de síndroma gripal.

Na última semana foram identificados quatro vírus influenza do tipo A e 4 do tipo B. Em 80% dos casos de internamento nos cuidados intensivos identificou-se o vírus A (H1N1).

Nessa semana, o número de vírus detectados desceu substancialmente em comparação com a anterior, quando tinham sido identificados 22 vírus influenza A e 36 do tipo B.

Sugerir correcção
Comentar