Colégio em Fafe sem notas das provas do 2.º e 3.º ciclos por "irregularidades"

Nem a escola nem o ministério avançam motivos para a não afixação das pautas.

Foto
O caso está a ser averiguado pela Inspecção-Geral da Educação e Ciência Enric Vives-Rubio
“O processo relativo às provas finais do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico do Colégio de Fornelos encontra-se pendente de apreciação pelo Júri Nacional de Exames, na sequência da suspeita de ocorrência de irregularidades, situação que está a ser averiguada pela Inspecção-Geral da Educação e Ciência”, disse à agência Lusa fonte da assessoria do Ministério da Educação e Ciência.

Em declarações à Lusa, a directora pedagógica do Colégio de Fornelos, Ana Pinheiro, confirmou que as notas do 2.º e 3.º ciclos ainda não foram lançadas, porque a escola está a aguardar as respostas da inspecção. Segundo aquela responsável, estão em causa as notas de “29 estudantes do 6.ª ano e de 16 estudantes do 9.º ano.

“Não fazemos a mínima ideia sobre que suspeitas existem”, disse a directora pedagógica, acrescentando que o Colégio de Fornelos “já ligou” para o ministério para “perceber quais eram as irregularidades”, mas apenas informaram que era “um procedimento normal nestes casos” e que o lançamento das notas estava a demorar mais um pouco “porque existem outros casos idênticos”.

Uma encarregada de educação, Maria Pereira, lamentou à Lusa que no colégio frequentado pelo seu filho as classificações não tenham ainda sido tornadas públicas.

“O colégio diz que as notas ainda não foram enviadas pelo respectivo Agrupamento de Exames. É inaceitável que as notas não sejam afixadas”, declarou, exigindo que se proceda ao “início de uma investigação”.

“Da minha parte apenas desejo ver as notas afixadas e esperar que o meu filho não seja prejudicado pelas faltas cometidas por terceiros”, acrescentou a encarregada de educação.