Editores solidários com Judite de Sousa negam censura na TVI

Reacção depois de jornalista Ana Leal ter denunciado que uma notícia sua tinha sido retirada do alinhamento do telejornal por decisão da subdirectora de Informação.

Foto
Regulador quer que jornalistas tenham liberdade editorial nos debates Nuno Ferreira Santos

Os editores da TVI negaram esta quarta-feira ter sido “confrontados com qualquer espécie de censura” às suas decisões, num comunicado enviado esta quarta-feira à redacção do canal. A nota surge depois de a jornalista Ana Leal ter feito uma queixa ao conselho de redacção a denunciar que a subdirectora de Informação, Judite de Sousa, teria retirado do alinhamento do Jornal das 8 um trabalho seu e de aquele órgão ter dado razão à repórter.

Na origem do diferendo está uma peça de Ana Leal sobre a desistência do DCIAP de abrir um inquérito judicial à parceria público-privada do SIRESP - Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal, que, segundo a jornalista, não foi incluída no Jornal das 8 de 26 de Janeiro, para o qual tinha sido elaborada.

Esta quarta-feira, numa nota enviada à redacção da TVI, os editores das secções de Desporto, Economia, Internacional, Política e Sociedade reagiram à acta da última reunião do conselho de redacção, numa posição secundada pelos coordenadores de Informação do canal, Maria João Figueiredo e António Prata, e ainda pela maioria de editores de jornais e de programas de informação da TVI e TVI24.

Assegurando que exercem as suas funções “sem constrangimentos, e obedecendo sempre a critérios jornalísticos”, os signatários negam ter sido “confrontados com qualquer espécie de censura” e, se algum dia isso acontecer, serão os “primeiros a denunciá-la”.

A nota lamenta que “questões internas da redacção da TVI” tenham sido noticiadas, uma situação que consideram contribuir “para a descredibilização do trabalho” da estação.

Ana Leal apresentou uma queixa ao conselho de redacção a indicar que a peça fora retirada do alinhamento por ordem de Judite Sousa e que não foi exibida como estaria previsto. A TVI reagiu à acusação pouco depois, assegurando que a peça foi para o ar, mas no dia seguinte, no programa 25.ª Hora, na TVI24.

Analisado o caso, o conselho de redacção considerou que o caso denunciado por Ana Leal "afectou a credibilidade da TVI" e colocou-se ao lado da repórter, argumentando que os jornalistas têm o direito de defender o seu trabalho e de receberem "uma explicação quando o seu trabalho não vai para o ar".
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar