Tracking poll: A evolução diária das intenções de voto no PÚBLICO

Resultados divulgados diariamente a partir de segunda-feira numa parceria entre o PÚBLICO, a TVI e a Intercampus.

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A amostra, seleccionada aleatoriamente, será rigorosamente representativa da população de Portugal Continental Nuno Ferreira Santos

O PÚBLICO, a TVI e a Intercampus divulgam a partir de segunda-feira e ao longo da campanha para as eleições legislativas de 4 de Outubro os dados de uma tracking poll exaustiva. Mais do que os números do dia, o inquérito vai indicar a evolução das tendências de subida e descida das intenções de voto nos partidos. Trata-se de um exercício com longa tradição nos Estados Unidos e que ganha especial relevância num cenário de grande imprevisibilidade de resultados.

“As sondagens são retratos do momento”, explica António Salvador, director-geral da empresa de estudos de mercado. A tracking poll, por seu turno, é uma fotografia em movimento do impacto da campanha nos eleitores, uma “observação diária das percepções dos portugueses” a partir do estudo de uma amostra em permanente renovação.

No primeiro dia, segunda-feira, o PÚBLICO e a Intercampus vão apresentar os resultados de 750 entrevistas telefónicas. No dia seguinte, serão realizadas mais 250 entrevistas que se somam às anteriores, perfazendo um total de 1000. Posteriormente, serão diariamente somadas outras 250 novas entrevistas e retiradas as 250 menos recentes, mantendo o total de 1000. O objectivo é renovar a amostra e evitar uma acumulação de respostas que iria diluir as variações diárias das intenções de voto.

A amostra, seleccionada aleatoriamente, será rigorosamente representativa da população de Portugal Continental em termos de género e de idade.

Por fim, a 29 de Setembro, o PÚBLICO e a Intercampus vão divulgar uma última grande sondagem antes das legislativas de 4 de Outubro, com 1000 inquiridos a simular o voto em urna.

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