Sampaio quer conciliar legalidade com tradição em Barrancos

Foto
A visita de Sampaio realçou a importância económica dos produtos transformados de porco preto alentejano Nuno Veiga/Lusa

No segundo dia de Presidência Aberta no Baixo Alentejo, o Presidente da República, Jorge Sampaio, defendeu hoje, em Barrancos, uma solução jurídica capaz de conciliar os aspectos legais com a tradição da morte do touro na arena durante as festas locais.

"O Presidente é a favor da legalidade mas, acreditando na autoridade democrática, recomenda que tentemos preservar as tradições e perceber os povos mais distantes. Há tradições que seria conveniente enquadrar legalmente de outra maneira", afirmou o chefe de Estado.

Sampaio foi recebido na Praça da Liberdade por mil pessoas, a quem transmitiu uma mensagem de defesa da lei (que proíbe corridas de touros de morte), mas deixou aberta a porta à preservação das tradições locais.

As tradições locais - segundo o Presidente - não colocam obrigatoriamente em causa a unidade do país: "O sotaque do Minho não é igual ao do Alentejo, todavia temos um só país e uma só língua".

Sempre em ambiente de festa, houve espaço e tempo para todo o tipo de recados dos populares, que apelaram ao Presidente para ajudar à procura de uma solução em defesa das tradições locais.

As festas anuais de Barrancos (de 28 a 31 de Agosto) incluem tradicionalmente três espectáculos tauromáquicos, durante os quais são lidados e mortos ilegalmente cinco touros e uma vaca.

A visita do Presidente a Barrancos pretendeu ainda realçar a qualidade e a importância económica dos produtos transformados de porco preto alentejano.

Responsáveis locais apoiam Presidente

O governador civil de Beja, João Paulo Ramôa, disse hoje, também em Barrancos, que apenas um dos cinco processos contra-ordenacionais instaurados aos responsáveis pela morte de cinco touros nas festas de 2001 está concluído. As coimas das festas de 2000 foram anuladas após recurso ao tribunal.

"Os restantes quatro ainda não estão concluídos, uma vez que quando tomei posse [em Março] considerei necessário recolher mais elementos", justificou o mesmo responsável.

Instado pelos jornalistas a comentar a proposta de conciliação das questões legais com a tradição de Barrancos, deixada hoje por Sampaio, o representante do Governo no distrito de Beja manifestou concordância.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Barrancos, Nelson Berjano, igualmente questionado pelos jornalistas, garantiu que as festas de 2002 decorrerão nos "moldes habituais".

Sugerir correcção
Comentar