Presidente da RTP reuniu-se com gestor angolano que quer comprar DN e JN

Alberto da Ponte encontrou-se com um possível investidor angolano directo ou indirecto no caso de privatização da RTP.

Foto
Alberto da Ponte foi criticado pela Comissão de Trabalhadores PÚBLICO

Na visita de quatro dias que realizou a Angola na passada semana, o presidente da RTP, Alberto da Ponte, encontrou-se com o empresário angolano Domingos Vunge, um dos accionistas da empresa Score Media, com ligações aos grupos Ongoing e Newshold.

Domingos Vunge é também o empresário que assinou com Joaquim Oliveira um acordo de promessa de compra do grupo Controlinveste, que detém o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias, o diário desportivo O Jogo e a TSF.

Pelo que o PÚBLICO apurou, em cima da mesa estaria sobretudo a ligação do empresário Domingos Vunge e da Score Media à Newshold, por causa dos 15,08% que este último grupo detém na portuguesa Cofina. A holding Cofina, liderada pelo empresário Paulo Fernandes, é a mais bem colocada na corrida à privatização de 49% da RTP, que o Governo tenciona levar a Conselho de Ministros muito em breve. A mola financeira para este negócio seria fornecida à Cofina através da Newshold.

Em Portugal, a Newshold é dona do semanário Sol, gere a publicidade do diário i e detém uma participação de menos de 2% na Impresa, de Francisco Pinto Balsemão. Mas não se conhecem os verdadeiros proprietários da Newshold, já que é participada a 95% pela offshore Pineview Overseas, registada no Panamá.

O grupo Score Media publica em Angola o semanário económico Expansão - parceiro do português Diário Económico -, a revista mensal de gestão Estratégia e a revista Luxos. Os seus responsáveis nunca esconderam que tencionam alargar o âmbito à TV. A Score tem ainda participações nas áreas do imobiliário, hotelaria e finança, mas o embrião do grupo foi a revista Expansão.

O PÚBLICO contactou a Score Media, mas não foi possível obter qualquer comentário dos seus responsáveis. Também pediu acesso à agenda da visita de Alberto da Ponte a Angola e questionou a RTP sobre este encontro com Domingos Vunge, mas a assessoria de imprensa apenas repetiu o que já dissera na passada semana. Que a visita "se enquadra nos acordos de cooperação existentes entre a RTP e a TPA [Televisão Pública de Angola]", e sobre "outras reuniões que possam ter ocorrido", elas realizaram-se "no âmbito das funções institucionais", como a apresentação de cumprimentos ao novo ministro da Comunicação Social e ao embaixador de Portugal em Angola.

O Diário Económico citava anteontem fonte da Newshold que não confirmava o interesse, mas dizia que "a compra da RTP corresponderia a um upgrade do grupo" e que a TV dava "consistência ao projecto".

A teia de ligações e negócios de Domingos Vunge abrange diversas empresas. Até ao início do Verão deste ano, o administrador do grupo Ongoing (de Nuno Vasconcellos), Rafael Mora, pertencia também à administração da Score Media. Em Portugal, a Ongoing detém o Diário Económico e o canal de televisão ETV.

Para além do acordo com Joaquim Oliveira, assinado no início deste ano, mas que ainda não foi concretizado por haver dúvidas, por parte dos compradores, sobre o panorama do sector em Portugal, Domingos Vunge foi um dos empresários que deram a cara no negócio de compra do semanário Sol em 2009, tendo então fundado, com Vítor Fernandes, a Newshold SGPS, da qual ambos foram administradores durante dois anos.

A Newshold era então presidida pela advogada portuguesa Ana Bruno, que saiu este ano por causa do seu envolvimento no processo de corrupção Monte Branco. O lugar de Ana Bruno foi ocupado pelo empresário angolano Sílvio Madaleno, irmão de Álvaro Sobrinho, chairman do Banco Espírito Santo Angola (BESA). A entrada de apenas uma destas empresas - Score Media, Newshold ou Cofina - na RTP implica também a ligação de todas as outras.

 
 
 

Sugerir correcção
Comentar