Presidente da RTP diz que taxa do audiovisual aumentará em 2016

Alberto da Ponte diz no Parlamento que esta administração da RTP não pediu regime de excepção para os seus salários.

Foto
Alberto da Ponte Adriano Miranda

O presidente da RTP afirmou nesta quinta-feira, no Parlamento, que o aumento da contribuição para o audiovisual só está previsto para 2016, segundo o que consta do plano de reestruturação da empresa.

De acordo com Alberto da Ponte, o valor da taxa por lar ou empresa será aumentado dos actuais 2,25 euros para 2,29 euros. Segundo informação financeira constante do Plano de Desenvolvimento ou Redimensionamento da RTP, a empresa recebe actualmente 140 milhões de euros da taxa do audiovisual e assim deverá continuar até 2016. Porém, a equipa de Alberto da Ponte também afirma no documento que irá proceder a um estudo de modo a propor que a taxa possa ser aumentada já em 2014.

A administração da RTP, constituída pelo presidente Alberto da Ponte, e os administradores Luiana Nunes e Beato Teixeira está a ser ouvida na Comissão de Ética para explicar o conteúdo do Plano de Desenvolvimento e Redimensionamento que já foi aprovado pela equipa de gestão e também pelo próprio ministro da tutela, Miguel Relvas.

A administração faz-se acompanhar, na mesma mesa onde estão os deputados, do assessor de comunicação da empresa de António Cunha Vaz, que foi apresentado aos deputados como sendo o representante da direcção de programas.

Aos deputados, na sua intervenção inicial, o presidente da RTP limitou-se a ler os títulos dos capítulos e das respectivas alíneas do documento, sem enunciar qualquer objectivo. O único pormenor adiantado por Alberto da Ponte foi o aumento da Contribuição para o Audiovisual em 2016. Também fez um breve alinhamento das medidas que já tomou, nomeadamente que esta administração não pediu, ao contrário da anterior, o regime de excepção para os seus salários.

Sugerir correcção
Comentar