Português à frente da política de desenvolvimento e cooperação da UE

Frutuoso de Melo é funcionário da Comissão Europeia desde 1987.

Foto
A União Europeia começou a nascer depois da II Guerra Mundial Reuters

A Comissão Europeia nomeou esta quarta-feira Fernando Frutuoso de Melo para director geral do Desenvolvimento e Cooperação, ficando assim um português à frente da maior direcção geral do executivo comunitário, com serviços em mais de 120 países terceiros.

Frutuoso de Melo, de 57 anos, e funcionário na Comissão Europeia desde 1987, será o único português entre os 38 directores gerais da Comissão Europeia, que conta com mais de 35 mil funcionários, e passará a liderar a direcção responsável pela formulação das políticas de desenvolvimento da União Europeia e pela definição das políticas sectoriais na área das ajudas externas, com o objectivo de reduzir a pobreza no mundo, assegurar desenvolvimento sustentável e promover a democracia, a paz e a segurança.

A direcção geral do Desenvolvimento/Europe AID tem serviços em Bruxelas e em mais de 120 países terceiros, na Europa de Leste, Mediterrâneo Sul e Este, Africa, América Latina, Caraíbas e Pacífico.

Segundo uma nota divulgada em Bruxelas pela Comissão, esta quarta-feira, Frutuoso de Melo colheu uma vasta experiencia em diversos sectores das políticas comunitárias, tendo vindo a assumir importantes responsabilidades de gestão.

Durante dez anos trabalhou na Direcção-Geral do Desenvolvimento, em que foi nomeado chefe de unidade em 1993, tendo também passado pela Direcção-Geral das Pescas e pela dos Recursos Humanos. Em 2004, integrou o gabinete do então Comissário do Alargamento, Olli Rehn, em 2006 foi nomeado director no secretariado-geral da Comissão Europeia, ficando a seu cargo as relações com o Parlamento Europeu, três anos depois, em 2009, assumiu funções de chefe de gabinete adjunto do presidente da Comissão, Durão Barroso, e, finalmente, em Maio de 2012, foi nomeado director-geral adjunto dos Recursos Humanos.

Sugerir correcção
Comentar