Pires de Lima diz que "estabilidade política está garantida e assegurada até 2015"

Ministro da Economia diz que a estabilidade é o "sinal relevante para a economia".

Foto
Pires de Lima diz que é trabalho "hercúleo" vender no Brasil

O ministro da Economia, António Pires de Lima, escusou-se esta quarta-feira a comentar a demissão do secretário de Estado do Tesouro, considerando, no entanto, que “a estabilidade política está garantida e assegurada até outubro de 2015”.

Pires de Lima falava aos jornalistas em Paços de Ferreira, no final de uma visita à 41ª edição da Feira do Móvel, tendo sido questionado insistentemente pelos jornalistas sobre a demissão apresentada pelo secretário de Estado do Tesouro, Joaquim Pais Jorge, na sequência da polémica que envolve o caso ‘swap’.

“Eu, como sabem, sou apenas ministro da Economia e portanto abstenho-me de comentar assuntos que me ultrapassam. Aquilo que prometi a mim mesmo, como já ontem vos disse, é ser fiel à minha agenda e a minha agenda passa por dar importância aquilo que tem relevância do ponto de vista económico”, respondeu.

Perante a insistência dos jornalistas e quando interrogado sobre a estabilidade política, Pires de Lima assegurou que esta está “garantida e assegurada até outubro de 2015”, considerando que “isso é que é o sinal relevante que é importante dar à economia”.

“Lamento desiludir muito a comunicação social mas compete ao ministro da Economia valorizar aquilo que é importante e que é positivo para a economia”, reiterou.

Questionado sobre a abertura de um inquérito para investigar eventual “ilícito criminal” na alegada manipulação do documento que liga Joaquim Pais Jorge ao caso ‘swap’, o governante disse não fazer “a mínima ideia” daquilo que a jornalista estava a falar, insistindo que não quer comentar assuntos que fujam daquilo que é a sua “prioridade enquanto ministro da Economia”.

Joaquim Pais Jorge apresentou hoje a demissão de secretário de Estado do Tesouro, cargo que exerceu desde 02 de julho, tendo esta sido aceite pelo Ministério das Finanças.

Em comunicado do Ministério das Finanças, Pais Jorge disse que não tem “grande tolerância para a baixeza que foi evidenciada”.

“As notícias vindas a público nos últimos dias, em que uma apresentação com mais de oito anos foi falseada para que incluísse o meu nome, revelam um nível de atuação política que considero intolerável”, referiu.

Sugerir correcção
Comentar