Parlamento congratula-se com cante alentejano

Grupo coral actuou esta sexta-feira no plenário.

Um grupo de Vila Nova de São Bento, concelho de Serpa, interpretou cante alentejano, depois de ser aprovado esta sexta-feira um voto de congratulação, por unanimidade, pela inscrição daquela expressão cultural como património imaterial da humanidade. Foi um momento raro no plenário, já que estas actuações costumam estar associadas às comemorações do 25 de Abril.

O grupo esteve nas galerias do plenário e actuou logo que o voto foi aprovado. A proposta de trazer um grupo coral de Cante Alentejano ao plenário partiu da bancada do PCP e foi aceite pela Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves. 

No voto, a Assembleia da República “congratula-se pela decisão do reconhecimento do Cante Alentejano como património imaterial da Humanidade tomada pela Unesco”, no passado dia 27 de Novembro.

“A Assembleia da República felicita de forma destacada todos os grupos corais existentes pelo país e no estrangeiro, pelo seu insubstituível papel de repositório e divulgação deste património e felicita o povo alentejano por sabiamente ter criado, preservado e desenvolvido esta manifestação cultural, cujo reconhecimento pela Unesco engrandece a cultura popular e o país”, lê-se no voto.

O cante alentejano é descrito como uma “expressão cultural e sentida" e “a marca característica de um povo humilde que foi transformando a sua vida, as suas lutas, dificuldades e alegrias em cante e em modas”.

Segundo o mesmo voto, o processo de candidatura incentivou o surgimento de novos e jovens grupos de cantadores.

Sugerir correcção
Comentar