Marinho e Pinto anuncia apoio a Schulz

Antigo bastonário dos advogados não afasta candidatura às legislativas de 2015.

Foto
Com mais de 7% dos votos, o MPT de Marinho e Pinto foi a grande surpresa da noite eleitoral Miguel Manso

Marinho e Pinto qualificou a sua eleição para o Parlamento Europeu como uma “vitória da humildade, da combatividade e da persistência” e anunciou o apoio a Schulz numa eventual segunda volta no sufrágio para presidente da Comissão Europeia.

“Esta é uma vitória de pessoas que têm ideais, que não desanimam, mesmo quando ficam exaustas”, afirmou o cabeça de lista do MPT – Partido da Terra, recusando o rótulo de populista e contrapondo que durante a campanha fez nomeadamente a “pedagogia da liberdade, da justiça e da Europa, reivindicando mais integração e mais coesão e que tenha a pessoa humana no centro das suas preocupações”.

Garantindo que vai acolher o local que lhe destinarem para se sentar no Parlamento Europeu, Marinho e Pinto referiu que a família do seu partido é a ambientalista, mas que será o candidato socialista, Martin Schulz, que contará com o seu apoio numa eventual segunda volta das eleições para presidente da Comissão.

“Iremos reforçar a família ambientalista. Mas, no caso de uma segunda volta na eleição do presidente da Comissão Europeia, entre o senhor Martin Schulz e o senhor Jean Claude Juncker, apesar de todo o respeito que eu nutro pelo senhor Juncker, votaremos incondicionalmente ao lado do senhor Schulz”, declarou.

Questionado sobre se irá concorrer às legislativas do próximo ano, Marinho e Pinto afirmou que os “próximos combates” ainda necessitam de “ponderação”, mas não afastou qualquer possibilidade. “Não posso afastar, uma vez que estamos a falar de política, nada sai da mesa, mas também nada se pode garantir agora”, afirmou, recusando que tenha recebido apenas os votos de protesto.

O futuro deputado do Parlamento Europeu admitiu que a notoriedade mediática o possa ter ajudado na eleição. “Posso, em parte, ter beneficiado dessa notoriedade, porque durante seis anos fui bastonário da Ordem dos Advogados, mas não é isso que elege candidatos. Quem os elege é a confiança que as pessoas têm na coerência do seu discurso e, sobretudo, pelos valores e pelas propostas que faz”, notou.

No Parlamento Europeu vai “procurar dizer sempre a verdade, trazer sempre a transparência à política, trazer mais honestidade à política, e que as pessoas estejam sempre no centro da política”. No discurso de vitória, Marinho e Pinto, depois de dirigir as “saudações democráticas ao vencedor, o PS e o seu secretário-geral”, dedicou a sua eleição a “um casal de jovens portugueses que emigrou para o Brasil”.

Sugerir correcção
Comentar