Macário foi madrugar para a Câmara de Faro

Na manhã desta quinta-feira o político foi exercer o cargo que tem sido da responsabilidade do vice-presidente da autarquia.

Foto
Cartazes afixados em Faro do candidato do PSD Filipe Farinha

Macário Correia entrou na câmara de Faro pouco passava das 7h00 para exercer o cargo de presidente, depois de ter anunciado que “suspendia” as funções até que o Supremo Tribunal Administrativo (STA) analisasse o recurso que interpôs para travar a sentença da perda de mandato.

Não é público que tenha havido alguma decisão judicial, mas o autarca decidiu voltar ao seu gabinete, que estava ocupado pelo seu vice-presidente Rogério Bacalhau há pouco mais de duas semanas. Bacalhau é o candidato oficial do PSD às próximas eleições.

A reentrada de Macário obrigou a mudanças orgânicas e trocas de gabinetes, e essa tem sido a principal tarefa do pessoal durante a manhã desta quinta-feira. 

Macário Correia entende que a sentença da perda de mandato a que foi condenado pelo STA deixou de ter sentido prático. O novo recurso que apresentou ao STA, disse,  “foi admitido positivamente –  há apenas uma questão de forma que não tem carácter urgente em termos judiciais, e como tal não estou impedido do normal exercício das minhas funções”.

A hora de entrada na câmara é a habitual, para tratar dos “tantos problemas que há por resolver”, disse.

O autarca suspendeu funções no principio do mês, numa altura em que o PSD já tinha anunciado que, por causa da pena que lhe tinha sido aplicada, tinha escolhido para candidato o seu vice-presidente, Rogério Bacalhau. De seguida, o número dois do executivo tomou o lugar de Macário na autarquia, mexeu na orgânica funcional e pôs em marcha a máquina da campanha eleitoral para se dar a conhecer.

Esta quinta-feira, deu-se o volte-face, e é agora o ex-secretário de Estado do Ambiente quem voltou a liderar o poder local. “Seria uma deslealdade para com quem me elegeu se não exercesse o mandato”. “Houve a decisão de admitir o recurso, e isso é um facto naturalmente positivo”, acrescentou depois de os jornalistas perguntarem se o STA já tinha decidido. 

Para esta quinta-feira estava prevista uma reunião de Macário com Jorge Moreira da Silva, vice-presidente do PSD e até agora coordenador das autárquicas mas que na quarta-feira tomou posse como ministro do Ambiente, para discutir o futuro político do autarca. Estaria em aberto a negociação de um compromisso para a inclusão de Macário na lista de deputados para o Parlamento Europeu, a troco de não ensombrar a candidatura de Bacalhau.

Foi pouco depois das 19h de quarta-feira que Rogério Bacalhau foi informado por Macário Correia da intenção do seu regresso, após rumores nos últimos dois dias sobre esta eventualidade.


 

Sugerir correcção
Comentar