Impressos onde são publicados os resultados têm 14 linhas em vez de 16

É “um lapso irrelevante” garante Comissão Nacional de Eleições, aconselhando os responsáveis pelas mesas de voto a acrescentarem os restantes resultados à mão.

Foto
Eleições dos sindicatos das duas magistraturas decorrem este sábado Adriano Miranda

Trata-se de um lapso “irrelevante” mas que mesmo assim está a causar agitação nas mesas de voto: os impressos onde esta noite vão ser publicados os resultados das eleições europeias têm apenas 14 linhas quando há 16 listas candidatas.

“Estamos a receber dezenas de telefonemas de pessoas preocupadas, mas é importante sublinhar que é um lapso irrelevante e que basta que se acrescentem os nomes das candidaturas nas entrelinhas ou no espaço que houver livre nos impressos”, adiantou ao PÚBLICO João Almeida, porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Desvalorizando o “lapso" no impresso de apoio ao trabalho das mesas, que terá resultado de um erro de impressão, João Almeida garante que os resultados serão igualmente validados, desde que nos impressos constem os resultados das 16 candidaturas presentes nestas eleições em Portugal.

Quanto ao resto, João Almeida adiantou que, até ao final da manhã, só houve um problema em Oeiras, onde não foi distribuída a totalidade das listas de candidatos. "À porta das secções de voto devem ser afixadas listas de votos com os candidatos às eleições. Ali foi esquecida uma lista com os nomes dos candidatos, mas esse problema foi de imediato resolvido".

As urnas das eleições para o Parlamento Europeu abriram às 8h deste sábado. Portugal vai eleger 21 eurodeputados, um a menos do que nas últimas europeias, em 2009.

 

Sugerir correcção
Comentar