Governo retoma briefings diários na quarta-feira

Encontros diários com jornalistas tinham sido interrompidos por causa da crise política.

Foto
Poiares Maduro prometeu "diálogo reforçado" com os autarcas Miguel Manso

Os briefings diários entre membros do Governo e jornalistas, que tinham sido interrompidos durante a crise política, serão retomados na quarta-feira, informou nesta segunda-feira o gabinete do ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro.

"O gabinete do ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional informa os senhores jornalistas que os contactos regulares entre o Governo e a comunicação social serão retomados na próxima quarta-feira, 31 de Julho", foi hoje revelado, em comunicado.

O próximo briefing terá lugar quarta-feira, às 12h, na Presidência do Conselho de Ministros, acrescenta a nota do gabinete de Poiares Maduro.

Na última conferência de imprensa do Conselho de Ministros, o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Marques Guedes, tinha afirmado que os briefings diários do Governo com jornalistas poderiam vir a ser retomados mas remeteu a questão para Poiares Maduro.

A realização de encontros diários do Governo com a comunicação social, com um ou mais temas escolhidos pelo executivo, conduzidos por Pedro Lomba, secretário de Estado adjunto do ministro Miguel Poiares Maduro, foi anunciada no final de Junho, com a indicação de que poderiam contar com a presença de outros responsáveis governamentais.

O primeiro desses encontros, marcados para as 12h e com duração fixa de meia hora, aconteceu na segunda-feira, dia 1 de Julho, tendo como temas os contratos financeiros de alto risco ('swap') e o financiamento do Banco Europeu de Investimento, e uma terceira parte informal.

Esse briefing contou com a presença da, na altura, secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque, que ao final desse dia seria anunciada como ministra de Estado e das Finanças, na sequência da demissão de Vítor Gaspar, e tomaria posse na terça-feira à tarde.

Na terça-feira, dia 2 de Julho, o encontro assumiu um formato inteiramente informal, sem permissão de registo de imagens e som, com informação que pôde ser atribuída a fonte oficial do Governo.

Na sequência do pedido de demissão de Paulo Portas de ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, nesse mesmo dia à tarde, houve a indicação de que o briefing do dia seguinte se manteria.

Contudo, na manhã de quarta-feira o gabinete do ministro Miguel Poiares Maduro comunicou, através de uma nota, o seu cancelamento.

Sugerir correcção
Comentar