Governo indica Pina Monteiro para CEMGFA

Nomeação de chefe do Exército choca com a prática de rotatividade no cargo. Cabia à Marinha liderar as Forças Armadas depois do general da Força Aérea, Luís Araújo.

Foto
O principal chefe militar disse desconhecer qual o valor que as Forças Armadas têm de cortar no âmbito da reforma do Estado Miguel Madeira

O Conselho de Ministros decidiu esta quinta-feira propor ao Presidente da República a nomeação do general Pina Monteiro para o cargo de Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA).

Actualmente, Pina Monteiro ocupa o cargo de Chefe do Estado-Maior do Exército. O actual CEMGFA, Luís Araújo, termina o mandato em Fevereiro.

Também hoje, o Conselho de Ministros decidiu "propor ao Presidente da República a prorrogação, com efeitos a partir de 23 de Fevereiro de 2014, do período de exercício do cargo do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea pelo general Araújo Pinheiro", lê-se no comunicado divulgado no final da reunião semanal do Governo.

"O Conselho de Ministros decidiu hoje propor ao Presidente da República, ouvido o Conselho de Chefes de Estado-Maior, através do ministro da Defesa Nacional, a nomeação do general Artur Neves Pina Monteiro para o cargo de Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas. Assim, e em conformidade com essa decisão, propôs ao Presidente da República a exoneração do general Artur Neves Pina Monteiro do cargo de Chefe do Estado-Maior do Exército", lê-se no mesmo comunicado. Os chefes militares são nomeados e exonerados pelo Presidente da República sob proposta do Governo.

Sugerir correcção
Comentar