Costa desmente homens de Passos sobre não pagamento de imposto

António Costa desmente sociais-democratas que o tentam comprometer com notícia antiga sobre eventual não pagamento de contribuição autárquica.

Foto
António Costa participa na primeira cimeira europeia como primeiro-ministro Enric Vives-Rubio

Um deputado do PSD e um assessor de Passos Coelho foram buscar notícia do início do século que dizia que Costa não tinha pago contribuição autárquica de uma casa que tinha comprado em Lisboa. Costa, que já tinha desmentido na altura, voltou nesta terça-feira a fazê-lo.

A “guerra” foi lançada na segunda-feira pelo deputado Carlos Abreu Amorim na sua página do Facebook. O social-democrata publicou uma foto do extinto semanário Tal & Qual em que era afirmado: "O ministro da Justiça [cargo que Costa ocupava na altura] comprou casa em Lisboa, com recurso a crédito bancário, e não pagou a contribuição autárquica, como era sua obrigação. Nas contas com o fisco, também a sisa vem à baila. Para António Costa, tudo fica a dever-se a uma série de lapsos - do próprio banco e da secretária que lhe preencheu a declaração de rendimentos." 

Referindo-se às notícias sobre o não pagamento de Passos de dívidas à segurança social, Abreu Amorim começa por dizer que “tudo isto é lamentável!” “Não é assim que se deve fazer política! Contudo, a velha máxima que ensina: ‘quem tem telhados de vidro deve ser prudente a atirar pedras’ tem aqui plena aplicação.”

Acrescenta ainda que “era inevitável - este escarafunchar na arqueologia pessoal de cada um pode não deixar ninguém incólume”.

Pouco tempo depois entrava em jogo Carlos Sá Carneiro, assessor de Pedro Passos Coelho. Também no Facebook replicava a notícia do Tal & Qual e afirmava: “Da esquerda radical quase tudo se espera. Mas de um partido com ambições governativas aguarda-se uma postura menos inflamada”.

Para Carlos Sá Carneiro, não foi o que aconteceu com "este PS" e “com sua a porta-voz destacada para a intendência”, que “pretendeu cavalgar uma falha - assumida e explicada - de uma obrigação que, apesar de prescrita, foi voluntariamente regularizada”.

E acrescenta que “um PS cheio de telhados de vidro que desata a atirar pedras mal espreita uma pequena oportunidade”.

As notas no Facebook de Abreu Amorim e Sá Carneiro estão a ser tema forte nas redes sociais na manhã desta terça-feira e António Costa emitiu uma nota a desmentir as acusações dos sociais-democratas.

"Dirigentes do PSD reeditaram hoje [terça-feira] uma 'notícia' do extinto semanário Tal & Qual, publicada no ano 2000 (ou 2001). O desmentido que então fiz mantém plena actualidade: não devo nem devi qualquer quantia relativa à sisa ou à contribuição autárquica."

 

Sugerir correcção
Ler 8 comentários