César, Abrantes e Louçã eleitos para Conselho de Estado

PSD e CDS elegeram Pinto Balsemão e Adriano Moreira.

Foto
Conselho de Estado reúne com o Presidente Enric Vives-Rubio/Arquivo

Carlos César, presidente e líder parlamentar do PS; Domingos Abrantes, histórico do PCP e Francisco Louçã, antigo líder do BE, foram eleitos para o Conselho de Estado, com os votos de 116 deputados. A lista do PSD e CDS encabeçada pelo militante fundador do PSD Francisco Pinto Balsemão, e em que constava em segundo lugar Adriano Moreira, antigo líder do CDS, obteve 104 votos favoráveis. 

A eleição, por voto secreto, decorreu na manhã desta sexta-feira e resultou ainda em cinco votos brancos e um nulo. O PS e o PSD não se entenderam sobre os nomes e apresentaram listas separadas. Os socialistas cederam um nome ao PCP e outro ao Bloco de Esquerda, enquanto o PSD permitiu que o CDS indicasse também um candidato.

Os sociais-democratas mantiveram o empresário da comunicação social Francisco Pinto Balsemão como o candidato a encabeçar a lista do PSD/CDS. Esta lista propunha também Rui Machete, antigo ministro, a ex-ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz e o eurodeputado Fernando Ruas.

A lista do PS inscreveu ainda os nomes da eurodeputada Maria João Rodrigues e de Ana Bettencourt, antiga deputada e ex-presidente do Conselho Nacional de Educação, mas não foram eleitas.  

Sugerir correcção
Comentar