António Costa promete “devolver” poder regional aos autarcas

O Governo, disse o candidato, “falhou em todos os domínios”. O relançamento da economia implica também conferir aos autarcas capacidade para definir a “estratégia regional”.

Foto
António Costa reuniu-se com François Hollande Enric Vives-Rubio

A reforma administrativa que António Costa defende passa por retirar ao Governo a tutela da direcção das comissões de coordenação e desenvolvimento regional (CCDR)s, devolvendo aos autarcas a capacidade de “definir a estratégia de cada região”.

A promessa deixada na noite de quinta-feira, em Loulé, tem particular significado no Algarve, depois ter gorado o processo da regionalização. “Os dirigentes das CCDR passarão a ser eleitos pelos autarcas”, acrescentou.

António Costa esteve no sul, em zonas onde o municipalismo e a regionalização assumem prioridade politica na agenda dos augarcas. O candidato levou consigo a mensagem de que é necessário “uma ruptura com a estratégia da pobreza”,  relançando um conjunto de iniciativas para faze saltar a economia.

Num comício realizado no cine-teatro louletano, o presidente da câmara de Lisboa, depois de ter estado em Évora e Beja, apelou a uma “mobilização que leve o país para a frente, em crescendo até às eleições legislativas”. No Algarve, o mandatário da sua candidatura é o poeta Nuno Júdice, contando ainda com o apoio  da escritora Lídia Jorge. Em Loulé, o presidente da Câmara, Vitor Aleixo, disse que tinha dado “corda aos sapatos” para averbar mais mil simpatizantes a votar nas primárias do PS.

Sobre as propostas de Seguro para a reforma do sistema politico, Costa recusou-se a comentar. A mensagem que pretendia fazer passar era a de que é  preciso “recuperar a confiança no futuro, deixando de viver nesta angustia”.

O autarca anfitrião lembrou que o estrangulamento da Serviço Nacional de Saúde levou o município a substituir-se à administração central. “Tivemos de alugar casas para os médicos e disponibilizar viaturas”. 

Por seu lado, Costa lembrou que a ministra da Justiça e o ministro da Educação vieram pedir desculpas pelos problemas que estão a surgir nas escolas e nos tribunais, reconhecendo os erros. “O Governo falhou em todos os domínios”, concluiu, acrescentando que os governantes que pediram desculpas, “estão desculpados, mas, por favor, parem de falhar”, rematou. 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários