Almeida Henriques (PSD) promete desenvolver o desporto escolar em Viseu

O candidato do PSD à presidência da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, prometeu esta quinta-feira desenvolver o desporto escolar numa lógica de bem-estar, além de criar uma rede com as infraestruturas existentes, caso seja eleito a 29 de Setembro.

“Pretendemos dar um forte incremento ao desporto escolar, abordando-o numa perspetiva desportiva, mas também de bem-estar”, afirmou.

No dia que dedicou ao tema do desporto, Almeida Henriques sublinhou que o concelho de Viseu tem vindo a ganhar boas tradições na prática desportiva, destacando a aposta na Ecopista do Dão, que vem estimulando a população. “Por um lado, temos de ver o desporto numa perspectiva de recriação e ir criando condições para que a população faça cada vez mais desporto. Depois, é também preciso olhar para o campo das infraestruturas”, explicou.

O candidato social-democrata destacou que Viseu tem infraestruturas desportivas espalhadas por todo o concelho, não se limitando apenas ao Fontelo. “Pretendo vir a fazer um tratamento em rede dessas mesmas infraestruturas, porque muitas vezes as pessoas querem fazer um jogo de basquetebol, andebol ou futebol e as instalações da cidade estão todas ocupadas”, sustentou.

O antigo secretário de Estado garantiu que vai procurar colocar na rede de infraestruturas as que estão localizadas em freguesias rurais, de forma a que possam ser utilizadas de uma forma mais abrangente. “Por outro lado, tenho como intenção fazer um trabalho de proximidade com os clubes. A autarquia não tem que se substituir aos clubes, mas antes criar condições para a prática das diferentes modalidades e deixar que cada um dos clubes desenvolva a sua própria atividade”, avançou.

Na sua opinião, é necessário apostar em modalidades como o basquetebol, andebol e natação, procurando incrementá-los de forma a que a cidade seja projectada através da sua prática. “Queremos transformar Viseu numa cidade de eventos, que não se confinem apenas à altura da Feira de S. Mateus. Podemos ter aqui quatro ou cinco desportos que ao longo do ano nos permitam alimentar este conceito de Viseu cidade de eventos, sendo também factor de animação da economia local”, destacou.

Também o desporto sénior está contemplado nas suas prioridades, prometendo desenvolver um conjunto de iniciativas que proporcionem um envelhecimento activo. "O concelho de Viseu tem uma população envelhecida e é preciso olhar para o desporto também numa lógica de bem-estar, aproveitando um trabalho de rede e desenvolvendo actividades regulares”, concluiu.

Nas eleições autárquicas de 29 de Setembro, vão disputar votos em Viseu, além de Almeida Henriques (PSD), José Junqueiro (PS), Helder Amaral (CDS-PP), Manuela Antunes (BE) e Francisco Almeida (CDU).

 

Sugerir correcção
Comentar