Cartas à Directora

O Seguro ainda não morreu...

As ondas de calor correspondem a temperaturas elevadas para a média da época. Portugal, entre 9 e 25 de Agosto do ano de 2009, registou cinco ondas de calor que causaram meio milhar de mortes. A exposição ao calor desmedido, sendo uma agressão para o organismo, provoca desidratação, agravamento das doenças crónicas e esgotamento/exaustão e quem apresentar vómitos ou perda de consciência, solicite com urgência o 112.

O golpe de calor é uma ocorrência ainda mais grave, podendo desencadear lesões irreversíveis e até óbitos. Alguns sintomas associados a estes fenómenos extremos, como febre alta, dores de cabeça, perda de consciência, náuseas, confusão, tonturas e pulso rápido requerem rápida emergência médica. Bebés, velhos, doentes acamados, obesos e pessoas com doença mental e doenças crónicas são os mais expostos a este risco.

Consideram-se como medidas de autoproteção a ingestão de água e líquidos sem açúcar, mesmo não sentindo sede. Deve incentivar-se as pessoas idosas a beberem mais água do que o habitual. Um duche de água tépida arrefece o corpo imediatamente. A procura de sombras, locais frescos ou espaços com ar condicionado é uma recomendação a praticar.

Está nas nossas mãos livrar-nos de funestas eventualidades. Concretizemos os aconselhamentos médicos. O seguro ainda não morreu...

Vítor Colaço Santos, S. João das Lampas

A Multa Zero vai ter um preço

A Multa Zero vai ter um preço muito alto logo a seguir ao abrandamento da temperatura de verão e do sol que tosta muita mente enlouquecida.

Assim, 450 milhões terão de sair da bolsa de cada um de nós; isto é, são 45 euros por cabeça, a fim de equilibrar a massa salarial da função pública, dizem os entendidos. Nesse sentido o IVA disparará na obtenção de bens essenciais.

E não dispara na compra de mercedões, bêémes, audis, jaguares e outras limusines?

Também temos de encher os cofres da saqueada CGD. Aí serão precisos 5 000 milhões, o que dá a cada lorpa de base a módica quantia de 500 euritos.

E saindo para dentro da nossa bendita União Europeia, acabamos de saber que países da dita cuja, pelo menos cinco, estão a armar os facínoras terroristas islâmicos, lucrando, assim, com o sangue derramado de milhares de inocentes.

Fiquem bem, e vão juntando alguns euros para a factura que aí vem.

José Amaral, VN Gaia

Sugerir correcção
Comentar