Cartas à Directora

É um escândalo, sim

Aumentaram os casos de depressão em pessoas com mais de 45 anos, ou seja, em pessoas perfeitamente capazes de trabalhar, gente nova, "útil e proveitosa", "forçados à ociosidade", formando, como diz Pedro Afonso, "um autêntico exército de homens e mulheres" que cresce "inexoravelmente". Esta é uma tragédia social a que os políticos tapam os olhos e os ouvidos.
O médico psiquiatra escreveu que nos manuais de psiquiatria "o desemprego aparece como uma das principais causas de depressão. O indivíduo deprimido vive sem esperança, preso a um passado". É preciso, urgentemente, senhores políticos, resolver este problema social da depressão ligada ao desemprego: são cada vez mais os portugueses e portuguesas (quatro vezes mais afectadas do que os homens) que caem num abismo existencial.
E ele diz mais: começam a faltar as palavras para os encorajar.Já nem o psiquiatra consegue encorajar o seu paciente desempregado... Como consegui-lo, se o desemprego parece cada vez mais uma pena perpétua? Estamos destinados a cumprir penas perpétuas, não obstante sermos inocentes?
Os portugueses com ou sem emprego pedem algo muito simples, desejam somente "trabalhar e, deste modo, ganhar a vida". Sem trabalho não há equilíbrio psíquico nem dignidade. Não é este um problema muito sério a resolver?
Queremos trabalho.
Pertenço "ainda" a essa "minoria selecta; casta de privilegiados; à classe dos homens que dispõe de trabalho, e é útil e proveitosa", usando as palavras do médico psiquiatra. Mas até quando?
É um escândalo vivermos com medo 40 anos depois do 25 de Abril.
Também eu vivo com medo...
Como se resolve um escândalo e uma aberração como esta, de se ignorarem tantas vidas úteis?
P.S. – Caro dr. Pedro Afonso, insista neste tema, quando lhe deram oportunidade de se manifestar. Há muito a fazer!
Céu Mota, Santa Maria da Feira

Elogio

No estado actual de degradação continuada do atendimento na área do pequeno comércio e sobretudo na da prestação de serviços – pública e privada – a vontade de pedir o Livro de Reclamações surge-me frequentemente, embora só esporadicamente a tenha concretizado.

Recentemente, no entanto, senti por uma vez a necessidade de pedir o "Livro de Elogios” e, dado ser a primeira vez que tal necessidade se me apresentou, logo decidi que, na sua falta, iria escrever este texto… para que conste.

Tenho utilizado de há um ano para cá os serviços médicos da USF do Parque de Alvalade, em Lisboa, onde o atendimento do pessoal médico, de enfermagem e administrativo é verdadeiramente notável.

E não só o atendimento, mas, em paralelo, a eficiência e o rigor nas marcações, no tempo de espera, etc., tem um nível pouco comum entre nós, de tal forma que nos perguntamos se, distraidamente, teríamos saído a fronteira.

Não sei se existem mais centros como este, mas a todos os que fazem deste o que é, os meus sinceros agradecimentos e parabéns.

Irene Fortunato, Lisboa

 

Sugerir correcção
Comentar