Cartas à Directora

Os quadros de Miró e o resto

A cada dia que passa mais no apercebemos que este nosso País, a continuar este rumo, definitivamente não tem conserto.

Para além das bandeiras na lapela dos casacos dos senhores nossos ministros, o verdadeiro apego ao País e à População, não parece de facto existir. Sendo que, quanto às Oposições – todas, todas – o retrato é idêntico (…)

E mais uma vez, reagindo em cima do acontecimento, podemos assistir a todo este circo com o leilão, não leilão, suspenso leilão dos quadros de Miró do ex-BPN, e que nos ajudaria a diminuir qualquer coisita na dívida. E termos mais folga, no aperto diário a que estamos sujeitos.

Mas não, andaram todos a criar mais espuma mediática (…)

Entretanto tantas e tantas Obras de Arte, que continuamos a “ter” – nossas – cá dentro e que estamos a pessimamente “manter”, até tudo se desfazer. De norte a sul do nosso País temos Museus que não estão a ser devidamente cuidados, bem como todo o seu – nosso – espólio. (...)

Vendeu-se ouro de qualquer forma e feitio, mesmo que de privados, mas que saiu do País, sabe-se lá para onde, nunca mais vai regressar, o País empobreceu e nada foi fiscalizado, e quantas Obras de Arte terão saído de igual forma. (…)

Mas de repente por total falta de explicações do Governo – usual! – e vontade de protagonismo das Oposições – normal – fica tudo vidrado nos 85 quadros de Miró, que nos ajudariam a deduzir dívida. E, como com o Eusébio, com as Praxes, com a chuva no Inverno e o incêndios nos Verão, tudo na mesma no nosso País! (…)

Augusto Küttner de Magalhães, Porto

Como arranjar dinheiro

…ou prémios todos os dias. Nem sei como devo titular estes “concursos” que todos os dias as TV’s dão. O chamamento é: telefone, telefone já e agora, e tem muitos mil euros à sua espera. E são quantias enormes – 40.000 já eu vi anunciado – e por um simples telefonema de 0.60 cts. mais IVA acumulam-se fortunas. Haverá milhões de portugueses a ligarem todos os dias para os vários programas? Com tanta fome, desempregados onde estará a verdade (ou a mentira) destes programas e destas telefonemas? E sairá mesmo ou as pessoas que são beneficiadas são fictícias?

Há qualquer coisa que me ultrapassa. Se é verdade, todos os dias há pessoas a verem os seus problemas resolvidos com um - ou dezenas – de telefonemas e muitas outras terão apenas uma maior conta de telefone para agravar a sua precária situação. Será uma atitude correcta por parte das TV’s? Tudo será permitido em nome das audiências?...

Maria Clotilde Moreira, Algés

Modelo social europeu

A reforma do Estado, e da sociedade, vai durar vinte anos (Guilherme Oliveira Martins) e vai exigir a colaboração de todas as pessoas responsáveis, que terão de tomar o poder dentro dos partidos. O Estado a caminho do socialismo, numa economia capitalista, que presta serviços sociais à custa da dívida pública, deve dar lugar à 4ª República, isto é, uma sociedade capitalista em que a justiça social decorre da repartição dos lucros, através de acordos de empresa, em vez da luta sistemática levada a cabo por agitadores profissionais, e os serviços sociais decorrem do esforço da geração que deles beneficia.  Este é o "modelo social europeu" e o modelo político e sindical dos países que têm êxito na UE. O Estado terá um papel organizador e fiscalizador e não esmagará a sociedade e a economia, para servir quem o controla. Julgo que GOM daria um óptimo PR.

J.Carvalho, Lisboa
 


       

 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar