Cartas à directora

O Papa segundo VPV

Vasco Pulido Valente (VPV) já nos habituou a dizer mal de tudo e de todos. É nessa dinâmica imparável de maledicência populista que, no Público de hoje, 3 de Janeiro, classifica o Papa Francisco como uma das piores figuras de 2013. Acusa-o de ser populista e nada ter mudado na Igreja; claro que, em menos de um ano, o Papa nada poderia ter mudado nessa estrutura monolítica sem previamente preparar o caminho para isso, que é o que ele está a fazer. É assim, com estas análises apressadas que vão escrevendo a História os entendidos nela?

E, já agora, o que conseguiu alterar VPV nesta pobre democracia com as suas opiniões em que, há muitos anos, tudo e todos critica?

Quanto ao populismo, explique-nos VPV, mas sem rodeios, o que é isso?

A ida de Mário Soares aos estaleiros de Viana no dia do seu aniversário é populismo, ou não? E, em vésperas de eleições, os passeios dos políticos pelas ruas das cidades e vilas, que depois de eleitos não repetem?  E as promessas eleitorais de 150.000 empregos? E as promessas de reduzir impostos, açucaradas por beijinhos às senhoras, nas ruas, antes das eleições? E as visitas aos lares de idosos a angariar votos? E as inaugurações de obras públicas? E viajar de avião para Bruxelas em classe económica? E escrever sistematicamente a dizer mal de tudo e de todos sem propor soluções concretas?

José Madureira, Porto

 

Tertúlia do Leitor

Chegados a 2014 é natural querermos alimentar projectos.

Gostaria de convidar todos os leitores a prepararmos juntos um convívio, que seria o 1º Encontro/Tertúlia Nacional do Leitor, especialmente organizado para os leitores-escritores de cartas, mas aberto a todos os interessados!

Julgo que seria muito positivo partilharmos ideias e experiências sobre este prazer e necessidade que é escrever dando o nosso contributo para pensar o nosso país e o mundo!

Pedia aos interessados que entrassem em contacto comigo (ceumota72@gmail.com) para assim delinearmos esse encontro (local, data e tópicos de discussão).

A experiência do lançamento da obra OS LEITORES TAMBÉM ESCREVEM que aconteceu em Lisboa a 24 de Nov. e a 18 de Dez. no Porto e que o PÚBLICO divulgou oportunamente e por várias vezes, veio mostrar a importância e a relevância do contributo de cidadania que têm os leitores-escritores de cartas. Correspondeu também ao encontro com outros leitores-escritores que, embora não estando no grupo dos 12 autores do livro, nos foram dar o seu apoio, manifestando vontade em participar em iniciativas do género.

Connosco, apoiando-nos para este evento, estará a doutora Marisa Torres autora da  tese de doutoramento "As Cartas dos Leitores na imprensa portuguesa" e o dr. Fábio Ribeiro do departamento de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.

Céu Mota, Sta Maria da Feira

 

 

Sugerir correcção
Comentar