Ministro dos Desportos russo admite "erros graves" de atletas nas regras anti-doping

Foto
REUTERS/Jim Young

O ministro dos Desportos da Rússia, Vitaly Mutko, admitiu que os atletas do seu país cometeram "erros graves" por terem quebrado as regras anti-doping, que podem comprometer a participação nos Jogos Olímpicos Rio2016.

Numa crónica no jornal inglês Sunday Times, publicada neste domingo, Mutko não poupou críticas, escrevendo que todos os russos "estão envergonhados" com os atletas, que "quebraram o princípio do fair play para obterem benefícios imediatos".

Apenas três dias depois de ter considerado "absurdas" as suspeitas de doping generalizado no Desporto russo, o ministro fez um mea culpa e admitiu que a participação do atletismo russo nos Jogos Rio2016 pode estar comprometida.

"Lamentamos que os atletas tenham decepcionado os russos e o mundo e que não tenhamos conseguido antecipar o problema. Lamentamos muito, porque a Rússia está comprometida em manter os mais altos padrões no desporto e opõe-se a qualquer ameaça aos valores olímpicos", refere Vitaly Mutko.

A 13 de Novembro, a direcção da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) suspendeu a federação russa, no âmbito do escândalo sobre práticas de dopagem, com o organismo russo a ser acusado de ocultar resultados positivos e destruir provas.

Na sexta-feira, o Comité Olímpico Internacional (COI) informou que vai solicitar à Agência Mundial Antidopagem (AMA) que "investigue imediatamente" o laboratório acreditado que controlou o doping nos Jogos de Inverno Sochi2014.

Este pedido surgiu depois de o programa "CBS 60 minutos", desta cadeia norte-americana, ter denunciado novas acusações de dopagem sobre desportistas russos que participaram em Sochi2014.

Sugerir correcção
Comentar