Chave de Cascais para Cavaco pela “oportunidade e esperança”

Presidente da Câmara de Cascais distingue Cavaco Silva como cidadão honorário e elogia a “estabilidade, previsibilidade e normalidade” dos seus mandatos.

Foto
Carlos Carreiras sobre Cavaco: um “homem com sentido de Estado inabalável” Enric Vives-Rubio

O Presidente da República foi, nestes dois mandatos, o “garante absoluto e transparente” para a “normalidade do funcionamento das instituições” ao nível político, económico, financeiro e social. E trouxe “estabilidade, previsibilidade e normalidade” ao país. Este é um resumo do retrato de Cavaco Silva pintado na manhã desta segunda-feira pelo presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras.

“Com o Presidente Aníbal Cavaco Silva não houve forças de bloqueio no Palácio de Belém. Não houve demissões de governos. Nem bombas atómicas constitucionais. Houve estabilidade, previsibilidade e normalidade — as manifestações públicas e concretas desse conceito abstracto de interesse de Estado”, defendeu o autarca na cerimónia em que distinguiu o Presidente da República com o título de cidadão honorário e lhe conferiu a chave da vila, ao final da manhã.

Carlos Carreiras, que é também vice-presidente do PSD, fez um elogio rasgado a Cavaco Silva — a oitava pessoa a receber tal distinção. Perante uma sala cheia de autarcas e representantes das forças de segurança do município e onde também marcaram presença o centrista Pedro Mota Soares e o antigo deputado, ministro e dirigente do PSD António Capucho, Carreiras salientou que “o futuro encarregar-se-á de escrever a história e encontrar um lugar para todos nós. Sem fervores políticos nem ressabiamento ideológico”.

“Num país que se habituou a tudo, a batalha pela normalização e pela estabilidade promovidas pelo Presidente Aníbal Cavaco Silva, num tempo muito particular e anormal, terá grande amplitude presente e futura”, disse Carreiras, referindo-se aos “veredictos” sobre os mandatos do ainda Chefe de Estado e criticando o “mundo marcado pela contaminação dos poderes mediadores pela ditadura opinativa das redes sociais”.

Carlos Carreiras disse que Cavaco é um “homem com sentido de Estado inabalável, de um patriotismo total e convicções inegociáveis”. Recordou que “sinalizou a importância crucial da normalidade como pré-condição para a prosperidade do país”.

O autarca referiu as contribuições de Cavaco Silva para a reabilitação da Cidadela de Cascais, que passará a integrar o bairro dos museus, mas também as suas políticas enquanto primeiro-ministro que beneficiaram Cascais, como a A5, a criação da escola de hotelaria, e o Plano Especial de Realojamento para acabar com os bairros de barracas.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários