São as ausências que se destacam nos nomeados para a Bola de Ouro

Cristiano Ronaldo, vencedor da edição anterior do troféu, é o único português entre os 59 candidatos.

Foto
Cristiano Ronaldo saiu vencedor das duas últimas edições da Bola de Ouro Franck Fife/AFP

Da primeira lista de candidatos à Bola de Ouro 2015, compilada pela revista France Football e divulgada na manhã desta sexta-feira por alguns jornais, fazem parte Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Até aqui, sem surpresa. O português e o argentino, que dividem o prémio desde 2008, lutam uma vez mais para ver quem leva o troféu para casa. A surpresa está sim na inclusão de alguns nomes que raramente jogam a alto-nível e não só…

Luongo, médio australiano do QPR (II Divisão inglesa) que jogou na época anterior ao serviço do Swindon Town, faz parte da lista em grande medida devido à performance na Taça Asiática em Janeiro – foi nomeado melhor jogador da competição com a Austrália a sair vencedora. Christian Atsu, atleta ganês do Bournemouth – e que ao serviço do Everton na época passada foi titular em apenas um jogo – também entra na lista depois de ter sido considerado o melhor jogador da Taça das Nações Africanas.

Também o japonês Shinjin Okazaki, actual jogador do Leicester, Andre Ayew, jogador ganês do Swansea City, e Wilfried Bony, atleta da Costa do Marfim contratado em Janeiro pelo Manchester City, fazem parte do conjunto de surpresas desta lista de candidatos ao prémio individual mais cobiçado do mundo do futebol.

No entanto, a grande novidade é a omissão de Gianluigi Buffon, o guarda-redes italiano da Juventus, equipa que na temporada passada venceu a Série A, a Taça de Itália, a Supertaça Italiana e chegou à final da Liga dos Campeões. São cinco os guarda-redes colocados à frente do italiano, com Manuel Neuer, Thibaut Courtois, David De Gea, Claudio Bravo e David Ospina a entrarem na lista. A imprensa italiana, indignada com a omissão do nome do guarda-redes desta lista de 59 candidatos, classifica esta decisão como altamente questionável, lembrando a já atingida reputação no meio da crise que enfrenta a FIFA.

A Juventus é o terceiro clube com maior número de representantes – Giorgio Chiellini, Andrea Pirlo, Arturo Vidal, Paul Pogba, Carlos Tévez e Álvaro Morata – ultrapassada apenas pelo Barcelona e Real Madrid, ambos com sete jogadores na lista. Javier Mascherano, Lionel Messi, Neymar, Claudio Bravo, Ivan Rakitic, Andrés Iniesta e Luis Suárez do lado dos blaugrana. James Rodríguez, Luka Modric, Karim Benzema, Toni Kroos, Cristiano Ronaldo, Sergio Ramos e Gareth Bale do lado dos merengues.

Destaque também para alguns jogadores que já passaram pelo futebol português: os ex-jogadores do FC Porto, Jackson Martínez, Otamendi e Chistian Atsu, uma das surpresas desta lista, e ainda Diego Costa, jogador do Chelsea que passou pelo Sp. Braga e Penafiel.

De fora desta lista preliminar ficaram também alguns nomes importantes do futebol actual: Di María, Casillas, Piqué, David Silva, Busquets, Hulk e Godín.

Escolhidos entre cerca de cinco mil jogadores, estes 59 fazem agora parte de uma lista enviada ao Comité de Futebol da FIFA, responsável pela escolha dos 23 finalistas – conhecidos no início de Dezembro. Para além dos elementos deste comité, no qual participam Michel Platini (presidente), Pelé, José Chilavert, George Weah, Franz Beckenbauer e Demetrio Albertini, jornalistas, treinadores e capitães também votam para a eleição do melhor jogador do mundo do ano 2015, com a entrega do prémio a acontecer no dia 11 de Janeiro do próximo ano.

Lista completa:

Alemanha: Kroos (Real Madrid), Muller (Bayern), Neuer (Bayern)

Argentina: Aguero (Man City), Mascherano (Barcelona), Messi (Barcelona), Otamendi (Valência-Man City), Pastore (PSG), Tévez (Juventus-Boca)

Austrália: Luongo (QPR)

Áustria: Alaba (Bayern Munich)

Bélgica: Courtois (Chelsea), De Bruyne (Wolfsburg-Man City), Hazard (Chelsea)

Brasil: Coutinho (Liverpool), Neymar (Barcelona), Willian (Chelsea)

Chile: Bravo (Barcelona), Medel (Inter), Sanchez (Arsenal), Vargas (QPR-Hoffenheim), Vidal (Juventus-Bayern)

Colômbia: Bacca (Sevilla-AC Milan), Martínez (Porto-Atl. Madrid), Ospina (Arsenal), Rodríguez (Real Madrid)

Coreia do Sul: Son (Leverkusen-Tottenham)

Costa do Marfim: Bony (Swansea-Man City), Touré (Man City)

Espanha: Costa (Chelsea), De Gea (Man Utd), Iniesta (Barcelona), Morata (Juventus), Ramos (Real Madrid)

Croácia: Modric (Real Madrid), Rakitic (Barcelona)

França: Benzema (Real Madrid), Griezmann (Atl. Madrid), Lacazette (Lyon), Pogba (Juventus)

Gana: Atsu (Everton-Bournemouth), Ayew (Marseille-Swansea)

Holanda: Depay (PSV-Man Utd), Robben (Bayern)

Inglaterra: Kane (Tottenham), Rooney (Man Utd)

Itália: Chiellini (Juventus), Pirlo (Juventus – NYC FC)

Japão: Okazaki (Leicester)

México: Dos Santos (Villarreal-LA Galaxy), Guardado (PSV)

País de Gales: Bale (Real Madrid)

Peru: Guerrero (Corinthians-Flamengo)

Polónia: Lewandowski (Bayern)

Portugal: Ronaldo (Real Madrid)

Suécia: Ibrahimovíc (PSG)

Uruguai: Cavani (PSG), Sánchez (River), Suaréz (Barcelona)

Texto editado por Jorge Miguel Matias

Sugerir correcção
Comentar